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Pós-Venda Digital em Concessionárias

19 nov 2018 Giulia Vargas

O processo de compra e venda é apenas o início do relacionamento entre o cliente e a concessionária. Entenda como o pós-venda pode – e deve – ser trabalhado em uma concessionária, aliado ao marketing digital.

Pós-venda

Após a compra de um veículo, há muitas práticas a serem seguidas para o bom funcionamento do carro se conservar. Consequentemente, a sua segurança também. Nesse nicho, diversos produtos e serviços adicionais podem ser oferecidos pela concessionária, buscando manter o comprador como cliente. Além de garantir uma provável próxima compra, aumenta a receita da concessionária.

O segredo do sucesso para quem trabalha com serviços de pós-venda é o relacionamento com sua base de clientes. Seja ao agendar a revisão, comprar uma peça ou pesquisar para comprar um novo veículo, o pós-venda pode gerar retenção e fidelização para a empresa.

Manter um cliente, além de continuar gerando renda com pós-venda, pode ser de 5 a 7 vezes mais econômico do que conquistar um novo lead.

O pós-venda exige a aproximação da empresa com o consumidor, às vezes até mais do que o momento da venda. A internet e o meio digital surgem como grandes aliados para isso. Redes sociais, chatbots, formulários, email marketing, automações e mais. Ou seja: o marketing digital deve ser usado não só para vender, mas também para o que vem depois disso.

O mais importante é compreender a importância do pós-venda. Se um cliente entra em contato pedindo informações sobre peças ou revisão, sua equipe não pode deixar de atender (ou demorar a atender) apenas por ele já ter comprado um veículo. Continua sendo uma oportunidade de fidelização.


Leia mais: Por que as concessionárias devem utilizar o Marketing Digital?

O pós-venda digital

Nem todo mundo tem o controle certinho da manutenção do seu carro. É o papel da concessionária ajudar o cliente a lembrar desses detalhes, e essa tarefa não pode ser manual, não é mesmo? Alguém vai acabar sendo esquecido. Automatizar esse processo é o melhor caminho. Criar um lembrete automático para o cliente, de acordo com os dados salvos na base de contatos é bem simples. Melhor ainda é aliar este processo a um agendamento online para a revisão, conectado diretamente à agenda da sua oficina.

Isso irá facilitar a vida do seu cliente e aumentar as chances de efetivamente marcar a revisão. Além disso, você pode utilizar esse processo de agendamento online, em uma landing page, por exemplo, para todos os outros leads que ainda não são seus clientes, mas querem uma revisão.

Outra forma de manter o comprador como cliente é através de compras de peças e acessórios. Uma ótima forma de disponibilizar suas peças é através de uma loja online, o que facilitará o acesso do cliente ao seu produto e o processo de compra.

Muitas vezes, é possível fechar um negócio de pós-venda com um cliente apenas por não abandoná-lo. Mantenha-se presente através de um email ou mensagens e você pode conseguir fechar negócio com um pacote de revisão, peças adicionais ou alguma oferta especial.


Giulia Vargas

Analista de Marketing Digital na Lead Force, formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na FAMECOS-PUCRS.

       

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