Entenda o que é o lead e como converte-lo!

04 fev 2021 Lead Force

Você sabe o que é o lead?
Leads são clientes em potencial, mas definindo assim, parece simples, porém, entender como eles evoluem na jornada de compra e como você pode organizá-los dentro do funil de vendas, é um pouco mais complexo e é fator determinante para o sucesso das suas vendas.


Este lead pode ser alguma pessoa ou empresa que demonstrou interesse pelo seu negócio, por algum motivo. Ele baixou algum conteúdo seu, experimentou algum produto, talvez até mesmo tenha pedido um orçamento. Em troca desse serviço, ele deixou seus contatos.

Entender como funciona a captação e gestão de leads pode fazer toda a diferença para o seu negócio.

O que é o lead?

Para cada tipo de negócio, existe uma maneira diferente de enquadrar o lead, mas isto envolve muito mais que conhecer sua empresa ou ler algo sobre o seu negócio, afinal, só entrar em seu site, clicar em seu anúncio ou ter você nas redes sociais não basta.

O lead, por definição, é alguém que realizou uma ação. Ele deu um passo à frente na relação com a sua empresa. Ele assinou uma newsletter, fez um comentário em seu site, pediu um orçamento. É essa ação, esse passo adiante que diferencia o lead de um visitante qualquer.

Em muitos sites sobre marketing digital esses termos acabam se confundindo, mas não se tratam da mesma coisa. Veja o que é cada um deles:

Visitante

O visitante é alguém que conhece sua empresa. Ele viu um anúncio, um post na rede social, pesquisou algo no Google e entrou em seu site. Em resumo: ele sabe quem você é

Mas ele ainda não se tornou um cliente em potencial. Pode ser só um curioso, alguém que queria uma informação específica ou outro. Ele pode vir a se tornar um lead, mas ainda falta o passo adiante para isso acontecer.

Prospect

O prospect é alguém que, depois de conhecer sua empresa e entrar em contato, foi avaliado como um cliente em potencial. É alguém que está pronto para ser abordado pelo time de vendas.
Ele demonstrou interesse nos serviços mas ainda não identificou quais são suas necessidades ou dores. 

Basicamente, um prospect é uma pessoa ou uma empresa que tem tipos de problemas ou desafios em cima dos quais seus serviços podem criar um valor.

Por que se preocupar com leads?

Muitos se perguntam: por que se preocupar com leads? Não é mais fácil eu só buscar a venda direta? 

Acontece que apenas uma parte das pessoas estão ativamente procurando comprar algo. Uma parcela um pouco maior está disposta a ouvir propostas. O resto — e aqui estamos falando de uma porcentagem significativa das pessoas — simplesmente ainda não despertou o interesse. Talvez até precisem do seu produto, só não perceberam isso ainda e é por isso que existem diversas estratégias de marketing.

O inbound marketing acredita que o usuário passa por uma jornada de compra. Ele vai de não saber o que precisa até, entender passo a passo suas necessidades e decidir fechar com a sua empresa.

O lead serve para fazer com que as pessoas entrem em seu funil de vendas. Com o tempo, se o trabalho for bem feito, elas vão estar dispostas a comprar.

O que é geração de leads?

Quando se fala em lead, é normal que se fale também em geração de leads. Mas o que isso quer dizer? O que é gerar um lead?

Um dos principais fundamentos do inbound marketing é que você não deve gerar conteúdo por gerar. Tudo que você produz deve ter um objetivo. Não se trata só de trazer usuários para seu site, é preciso transformá-los em clientes em potencial.

É preciso trabalhar então para transformar seus visitantes em leads. Pode ser através de conteúdo diferenciado, vídeos, postagens em redes sociais. O importante é conseguir esses leads. 

Por que gerar leads?

Mas por que você precisa tanto de leads, afinal de contas? Veja aqui porque você precisa de leads:

1-Lista de possíveis clientes

Trabalhar com um público que você já sabe que tem interesse, ainda que pequeno e ou ocasional, permite que você planeje uma estratégia bem mais precisa, e assim, você consegue trabalhar com um público segmentado onde já sabe quais são os seus interesses.

Ao conhecer melhor o público e seus interesses você aumenta suas chances de vendas!

Muitas vezes você pode ter até mais leads do que pensa. Muitos podem ficar adormecidos em seu banco de dados, esperando uma oportunidade.

2-Campanhas mais segmentadas

Quando você sabe quem é seu público e o que ele quer, você consegue delimitar melhor suas personas, seus públicos-alvo. Isso quer dizer que você consegue converter e dividir melhor seus leads.

Aumento na taxa de conversão

Com seu público estruturado, você pode criar diversas estratégias e campanhas específicas para cada uma dessas personas, afinal, cada cliente possui dores diferenciadas.

Quando você entende e estrutura de forma correta os seus visitantes, prospects e leads os seus resultados virão de forma efetiva!

Veja também:

Os leads chegaram, e agora? Entenda como aumentar sua chance de conversão

Gestão de leads: sua concessionária está criando a estratégia digital com os parceiros certos?

8 Dicas para uma melhor gestão de leads

Entendeu o que é e para que serve o lead? Acompanhe o blog da Lead Force para ver outras informações e dicas sobre marketing digital!


Lead Force

A Lead Force é uma empresa de Marketing Digital especializada em Performance com foco em: Captação, Gestão e Conversão de Leads.

       

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