Os leads chegaram, e agora? Entenda como aumentar sua chance de conversão


O tratamento de leads é um assunto que pode parecer banal, considerando o quão batido ele é quando preparamos a estratégia de marketing. A busca de leads qualificados, no entanto, pode resultar no desperdício de grandes chances de vendas, por fechar seus olhos para diferentes oportunidades.

O objetivo de todo plano de mídia é fazer com que seu público-alvo seja impactado por seus anúncios e, com isso, garantir o lead mais quente possível. Durante a análise de resultados, entretanto, descobrimos que muitos leads entram, mas poucos convertem

Ah, mas então o lead ão estava quente o suficiente” é o pensamento inicial. Nós preparamos este artigo para mostrar que existem outros motivos — alguns muito mais complexos — que podem ser os causadores para a fuga dessas oportunidades. Entendendo essas causas, você pode aumentar suas chances de conversão.

A classificação da jornada de compra ão é tão simples

Quando avalia um lead, é comum pensar que: “ele deve estar só pesquisando preços, avaliando opções para uma futura compra”. Desconsiderar o interesse deste cliente e colocá-lo no final de sua lista de prioridades é um equívoco

Nunca seu cliente esteve tão bem informado como hoje. Com a internet, ele tem acesso a imagens, vídeos, tutoriais, resenhas, valores e descontos. Por isso, 90% das compras começam justamente na internet

E se toda a compra começa na internet, a maneira com que você atende este cliente é fundamental, porque ele já é um lead quente. A forma com que você o atende e a agilidade do primeiro contato é fundamental. Qualquer avaliação sobre o tempo de compra é irrelevante, neste estágio.

1- Atenda todos os seus leads o mais rápido possível

Segundo pesquisa do Harvard Business, feita em conjunto com a Inside Sales, o tempo de resposta que você leva para atender seu lead é o principal fator para que as conversões ocorram. Um lead respondido em até 5 minutos tem 100 vezes mais chance de se converter

Se o cliente entrou em contato, significa que ele quer conversar. Isso independe da temperatura do lead. Mesmo que, de início, ele pareça frio, ele está na jornada de compra e terá um potencial de conversão muito grande.

2- Atenção imediata para telefone e Whats App

Ainda que todos os canais de atendimento exijam agilidade no atendimento, telefone e Whats App (e outros aplicativos de mensagem instantânea) demandam de mais atenção da equipe de vendas

Para que o cliente ão fique esperando, sugerimos o uso de bots e outros serviços de mensagens pré-programadas. Isso deixa o cliente engajado, ou seja, com a sensação de que está recebendo atendimento.

3- Ferramentas de automação para manter o lead aquecido

Além de bots e serviços de mensagens pré-programadas, ferramentas de automação são fundamentais para auxiliar no atendimento. Você pode manter o lead aquecido com um fluxo de automação exclusiva, e até fazer campanhas de remarketing em redes sociais e YouTube.

Sempre é importante lembrar: a jornada de compra ão termina na captação do lead e nem na compra. Fixar sua marca como uma boa opção de negócios é fundamental para melhorar seus resultados.

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