Investimento Mensal: quanto investir em marketing digital por concessionária e marca


Agora que você já sabe da importância do marketing digital para sua concessionária, a questão é quanto você deve investir. Qual deve ser o investimento mensal em uma concessionária e em uma marca, para você ser competitivo no mercado? Isso é uma pergunta importante, porque ninguém quer ver recursos investidos de maneira incorreta.

É importante entender, também, que o úmero de concessionárias que investem em marketing digital sobe cada vez mais. Deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito. Sem investimento, você ão vai ter presença digital.

Por que minha concessionária precisa investir em marketing digital?

O úmero de pessoas que dão preferência para a internet na hora de comprar cresce cada vez mais. Mesmo que elas fechem o negócio de maneira presencial, a pesquisa acaba acontecendo pela internet. 

E por pesquisa, falamos também de preços, mas também de muito mais. Os usuários possuem quase todas as informações que precisam em seus celulares e computadores. O úmero de pessoas que decidem comprar um carro, por exemplo, e saem de loja em loja até acharem o modelo que as atraia é praticamente zero, hoje em dia.

Como elas pesquisam primeiro na internet, elas vão acabar cativadas por aqueles que aparecem para elas. Os sites mais completos, blogs com melhor conteúdo, anúncios mais marcantes, tudo isso é levado em conta. Imagine que você quer comprar um carro, vê o site de uma concessionária próxima de sua casa e entra, para pesquisar. O site é bastante completo, você recebe um atendimento muito bom. A chance de você acabar comprando ali mesmo é enorme.

Portanto, você precisa ter uma presença digital forte. Fazer com que as pessoas entrem em seu site, conheçam você e seus produtos. Assim você estará mais próximo de vender mais. E como você consegue uma presença digital forte? Marketing digital.

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Oportunidade de vendas

Usando estratégias de marketing digital, você terá a oportunidade de aumentar suas vendas. Quer dizer que você vai obrigatoriamente vender mais? Talvez ão, depende da escolha da estratégia correta e de sua execução. 

Quando você conhece teorias como a jornada de compra, o funil de vendas e outras, e começa a praticar isso em seu dia-a-dia, a maneira que você vê todo o marketing digital muda. Investir em anúncios, por exemplo, aumenta a chance de melhorar suas visitas. Mas com a teoria você percebe que ão adianta nada investir se ão existe um motivo pelo investimento. É desperdiçar recursos.

Agora, quando criada uma estratégia que use as ferramentas à sua disposição, como blog, anúncios e outros, a tendência é que os resultados comecem a melhorar. Não só o úmero de leads vai aumentar, como também a taxa de conversão.

A análise de métricas precisa

A grande vantagem do marketing digital é que é possível medir o desempenho e o resultado de tudo. Enquanto na mídia tradicional (chamada também de offline) você paga um anúncio e precisa de pesquisa ou outro meio para descobrir sua eficiência, no digital você sabe os resultados de tudo.

Você criou um anúncio. Consegue ver quantas pessoas viram e quantas pessoas clicaram no link. Consegue, no final do processo, ver o úmero de vendas que surgiram devido a esse anúncio. Todo o processo fica registrado.

Como todo o processo fica registrado, é possível medir o quanto se investiu e o quanto se ganhou com cada anúncio, cada e-mail marketing, cada postagem. Ver o que funcionou e o que ão funcionou para sua concessionária.

Usar esses dados, analisá-los e criar estratégias a partir deles é fundamental para o sucesso de suas estratégias.

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Como investir em marketing digital

Agora que você já sabe a importância de sua concessionária investir em marketing digital, é preciso começar a pensar onde você vai investir, como você vai investir e, principalmente, porque você vai investir. 

Defina seu objetivo

Toda estratégia de marketing surge a partir de um objetivo. Quer aumentar as vendas? O quanto você quer aumentar, e em que período. “Aumentar as vendas” ão pode ser considerado um objetivo, é muito vago. Agora, “aumentar as vendas da loja digital em 25% no semestre” é um objetivo válido. Você determinou o quanto pretende melhorar, e também o tempo de duração. 

Escolher os canais apropriados

Quando falamos de marketing digital, existem diversos canais para se investir. Você pode anunciar em motores de busca (como o Google, por exemplo), pode anunciar em redes sociais (Facebook, Linkedin e outros). Pode investir em SEO, e-mail marketing, landing page e outros. 

O recomendado é que se invista em todos esses canais. Quanto mais frentes você tiver, melhores serão os resultados de sua concessionária. Alguns trazem resultados imediatos, outros são pensados no longo prazo. 

É importante conhecer seu público para saber quais canais você deve focar primeiro. O recomendado, porém, é sempre ter uma presença forte no Google. É um dos canais que mais trazem acessos. Mas, de novo, sempre com uma estratégia embasando suas ações e gastos.

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Definindo o orçamento

Depois de definido os objetivos e os canais usados, é preciso definir qual vai ser o investimento. Para isso, é preciso fazer uma pesquisa, saber quanto suas concorrentes investem, de acordo com seu tamanho. Não adianta achar que você vai conseguir os mesmos resultados investindo muito mais do que eles. Mas também ão é correto achar que basta investir mais para garantir melhores resultados.

Para ter essas informações, é importante contar com ajuda de especialistas. A Lead Force é uma agência digital especialista em marketing automotivo. Trabalhamos com alguns dos principais grupos de concessionárias no País.

Trabalhar com marketing digital vai além de apenas conhecer ferramentas e investir dinheiro, é preciso um trabalho constante de análise de dados para orientar as próximas ações. Todo investimento deve ter um porquê. 

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