E-mail após conversão em formulários: como criar um?


Um dos primeiros passos para a realização de uma venda é conseguir os dados do lead. Existem diversas maneiras de fazer isso, cada uma específica de uma estratégia. Mas sua concessionária já passou dessa fase. Fez ele preencher o formulário e agora possui seu e-mail. E agora? Como mandar o primeiro e-mail?

A importância da conversão

Quando falamos de marketing digital, existem diversas estratégias para chamar a atenção dos usuários. Uso de anúncios e de benefícios chamativos. Criação de landing page ou de newsletter. O que importa é o objetivo final. A conversão do usuário.

Você converte o usuário, e o transforma em lead, quando consegue o contato dele. Esse contato, geralmente, é o endereço de e-mail. Para se considerar uma conversão, o usuário precisa dar seu contato espontaneamente. Não se trata de conseguir uma lista de mailling ou algo assim. O usuário precisa estar ciente que vai receber material de sua concessionária.

Agora que você tem o contato dele, ele está na jornada de compra.

A importância do e-mail marketing na jornada de compra

Através dele você consegue atingir um grande úmero de pessoas sem gastar um valor muito alto. Como o e-mail ainda é um canal de comunicação bastante usado, é uma oportunidade para enviar material para converter seu público.

Por isso, quando você consegue converter o lead, é preciso um cuidado especial nas primeiras mensagens. É aí que você vai mostrar que ão vai compartilhar só conteúdo aleatório, ou panfletos de promoção. Que você pretende mesmo compartilhar informações úteis e que condizem com os interesses do possível cliente.

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Como criar um e-mail após a conversão?

Ok, o cliente preencheu o formulário e se tornou um lead. Ele deu o seu endereço de e-mail para sua empresa. Quando enviar a primeira mensagem? Agora. 

Isso mesmo. Esse cliente é o chamado “lead quente”. É um potencial cliente que está interessado na sua empresa. Ele até mesmo deu seu e-mail, em troca do que você ofereceu — e que ão importa agora — então o que você precisa fazer é dar as boas vindas. Precisa mandar esse primeiro e-mail. 

Como fazer isso? Nós te ajudamos. Confira nossas dicas:

Envie o e-mail com rapidez

Para isso, a recomendação é que você use um sistema de automação, como uma ferramenta de disparar e-mails.

Caso você demore muito tempo, pode ser que o usuário encontre outra solução para seu problema, ou até mesmo esqueça de você. Não deixar o lead esfriar é sua primeira meta.

Não seja muito insistente

Mesmo que o lead tenha dado o seu contato, ão quer dizer que você pode enviar diversos e-mails para ele. Ser muito insistente pode significar ser inconveniente, o que só vai afastar o usuário de você. O terceiro e-mail seguido talvez nem seja aberto, com o usuário resmungando.

Esse caminho leva a suas mensagens serem marcadas como SPAM, ou o usuário só descadastrar mesmo. Ou seja, todo o trabalho realizado anteriormente acaba jogado fora. 

Trabalhar bem seu e-mail, usando chamadas de ação (as CTAs, call to action) e se mostrar sempre disponível para o diálogo. E entender que você ão necessariamente vai fechar rapidamente. Lembre-se de gerenciamento de leads: poucos clientes estão prontos para fechar no primeiro momento, a maioria vai precisar receber nutrição.

Personalização de e-mails

Se sua primeira mensagem for um texto genérico, sem nenhum sentido para o usuário, saiba que a chance dele nem abrir seu segundo e-mail cresce. É preciso personalizar esse e-mail.

Não basta só colocar o nome do usuário. É preciso criar uma mensagem que esteja relacionada com seus interesses, com o motivo que o levou a entrar em contato com você. Para isso, ferramentas de disparo de e-mail são fundamentais.

Criação de um funil de leads

Fazendo as perguntas corretas, você vai conseguir saber como conversar com esse usuário e entender seus interesses.

Para isso, é fundamental saber, por exemplo, quais as páginas que o usuário acessou em seu site. Saber como ele chegou até você, se foi por anúncio, se foi de forma orgânica. Saber o que o converteu.

Com essas respostas em mãos, você já tem material para um primeiro e-mail.

A importância da conscientização

Quer ele já saiba ou apenas suspeite, o cliente tem um problema que precisa ser resolvido. E sua concessionária é a solução para ele. Ele precisa de um veículo novo? Trocar seu modelo por um usado? Uma revisão?

Não importa. O importante é que você, com as informações que já juntou usando o funil do lead, já sabe qual é o problema. E no e-mail de boas vindas, você pode já oferecer a solução para ele. 

Nunca é tão rápido. Quem dera o cliente já clicasse e fechasse com você na mesma hora, mas isso dificilmente acontece. O seu trabalho, então, é fazer com que ele veja em você uma possível solução. E a partir daí começa seu trabalho de nutrir o cliente

Mailtop

Ela foi desenvolvida para atender as necessidades do mercado automotivo. Seu sistema de fácil acesso é ideal para concessionárias lidarem com seus leads e clientes.

Seu diferencial é sua capacidade de personalização. Com um banco de imagens e templates incluídos no pacote, ambos com um alto úmero de opções, ele oferece opções para que seu e-mail marketing seja o mais personalizado possível.

Sua capacidade de segmentação também é fundamental para uma boa estratégia de e-mail marketing. Você consegue segmentar suas listas, definindo quais vão receber determinada mensagem. Isso permite que você tenha um controle maior sobre quem recebe o que.

Importância da integração com CRM

Quando integramos o Mailtop com uma ferramenta de CRM, como o CRM Syonet, por exemplo, conseguimos um resultado ainda melhor. Essas ferramentas são fundamentais para uma boa gestão de leads, aumentando suas chances de converter.

Integrar o e-mail marketing ao CRM permite um controle maior sobre o lead, uma análise sobre seu perfil e seus interesses. Permite que você programe o disparador para enviar mensagens específicas quando determinadas situações acontecerem. Se você programar para que todo novo lead no sistema receba uma mensagem de boas vindas, todos receberão. 

E essa possibilidade da automação permite que você e seus colaboradores passem menos tempo se preocupando com cada e-mail e envio, e mais em estratégias de segmentação e qual seria a mensagem ideal. Isso ajuda a otimizar seu tempo, menos gasto com trabalho burocráticos e mais com ações que realmente fazem a diferença.

O uso do e-mail marketing é fundamental para causar uma boa primeira impressão no lead. É o seu primeiro contato com ele. Se ele sentir que, ao invés de uma mensagem aleatória, ele recebeu um e-mail com informações úteis e que fala do seu caso, maiores a chances dessa primeira opinião ser positiva e isso gerar bons resultados no futuro. 

Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.

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