Nova Gestão de clientes: o investimento em digital no setor automotivo


O universo digital está em uma crescente já há algum tempo, e as grandes marcas e concessionárias estão percebendo que ão é possível evitá-lo - o futuro é digital. Antes, a publicidade tradicional (ou offline) dominava o mercado automotivo. Propagandas de TV, jornais, revistas e outdoors eram tudo que se encontrava de publicidade. Os consumidores atingidos eram direcionados até a concessionária para lá descobrir mais sobre o carro de interesse.


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Hoje em dia já estamos vendo uma realidade diferente: a publicidade offline continua, mas busca dos consumidores é na internet. As mídias sociais e site são muito importantes para atrair novos clientes e ajudar a escolher um modelo. Desde o ano passado, percebemos que o acesso a sites do setor automotivo vem diminuindo, mas o engajamento dos leads convertidos tem aumentado cada vez mais.

Segundo o relatório “The Automotive Industry Report”, da IgnitionOne, o tráfego na América caiu 11% neste ano, em comparação ao ano passado. Já o engajamento aumentou 27%. Mesmo com menos visitas ao site, o engajamento de leads que convertem é 93% maior. O que esses resultados nos mostram é que os consumidores estão gastando mais tempo ao pesquisar veículos, serviços, peças e acessórios e buscando comparações entre modelos.


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Outro ponto importante da pesquisa é o aumento no uso de smartphones no acesso, representando hoje 48% das visitas totais. Enquanto este acesso aumentou em 6%, em comparação ao ano passado, o de desktops diminuiu em 7%.

Os consumidores buscam ão somente informações nas páginas de concessionárias, mas também outras opiniões e relatos de confiança. A Digital Air Strike, no seu “Sétimo Estudo Anual Sobre Tendências de Mídia Social Automotiva”, em 2018, trouxe importantes resultados em sua pesquisa. Ela mostra que a indústria automotiva está mudando com a ascensão de sites e compra de carros onlines. Isso cria uma necessidade para que os fabricantes e concessionárias também utilizem o marketing digital.


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A pesquisa entrevistou 4 mil consumidores, entre compra de veículos e serviços de manutenção. Os resultados mostraram que 54% deste público utilizou as mídias sociais como principal fonte para escolher uma concessionária. Além disso, 64% dos entrevistados trocou de concessionária ou marca baseados em sites de avaliação sobre atendimento, serviços e veículos.

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