WhatsApp Business APP x WhatsApp Business API: qual você precisa na sua concessionária?

11 maio 2021 Lead Force

Uma das principais ferramentas de comunicação hoje em dia é o aplicativo WhatsApp. Com ele é possível enviar mensagens de texto, de voz e arquivos, como documentos, vídeos e imagens. Também é possível fazer ligações para outros usando o mesmo aplicativo, seja apenas chamadas de voz ou chamadas com imagem também.

Sendo tão popular, é claro que logo se buscou uma maneira de tornar esse aplicativo útil para as empresas. Com isso, o Facebook lançou o aplicativo WhatsApp Business, com opções para comércio e serviços. E depois, um passo adiante foi dado, com a API do WhatsApp Business.

Qual a diferença entre o WhatsApp Business APP e a API oficial do WhatsApp Business

Quando falamos de opções de aplicativos de mensagens diretas para negócios, o WhatsApp Business se destaca

Ele hoje existe em duas modalidades, conheça mais sobre ambas.

WhatsApp Business APP

O aplicativo do WhatsApp Business, também chamado de APP, é uma versão da ferramenta voltada para pequenos e médios negócios. 

Com ele você pode:

  • Respostas rápidas;
  • Etiquetas nas conversas;
  • Programar uma resposta se estiver ausente;
  • Perfil da empresa, inclusive com horário de funcionamento;
  • Acesso apenas para um usuário por número (funcionário);

Não permite:

  • Interação com outros sistemas;
  • Sem acesso a integrações.

O aplicativo do WhatsApp Business permite que você, caso tenha uma loja pequena, tenha um cadastro com informações básicas, como horário de funcionamento. Pode marcar as conversas com etiquetas, como “em negociação”, ou “pagamento efetuado”. Pode inclusive salvar informações para usá-las com frequência. 

Importante também afirmar que você só pode usar o WhatsApp Business através de um celular ou aplicativo web. 

API do WhatsApp Business

A API do WhatsApp Business oferece soluções para empresas com um volume maior de mensagens

Com ele, é possível usar automação, é possível integrar com CRM, analisar métricas e outros softwares que sua empresa usa.

Você pode:

  • Construir fluxos com robôs de auto-atendimento;
  • Integrar com outros sistemas;
  • Acessar através de um provedor oficial;
  • Marcar como “verificado” seu negócio;
  • Enviar notificações de volume;
  • Usar automação;
  • Acesso a diferentes colaboradores;
  • Ter um único número para toda empresa ou para departamentos;
  • Construir filas de atendimentos com geração de protocolos;
  • Enviar Imagens, Áudios, Links e Documentos automaticamente;
  • Relatórios das conversas e suas conclusões;
  • Edita e modifica como quiser os fluxos de atendimentos;
  • Registro através de integrações em CRM’s e sistemas de gestão.

O API do WhatsApp Business permite que uma empresa grande, com diversos funcionários, consiga entrar em contato com os clientes através do aplicativo. Usando um CRM, diferentes telas e formas de acesso. 

Qual é o melhor para a minha concessionária?

Tudo depende do tamanho de sua concessionária, de seu volume de contatos

Se basta um funcionário, ligado a um computador, para atender a demanda de WhatsApp que você recebe, o WhatsApp Business APP pode suprir a sua necessidade. Agora, se você tem uma equipe com mais de um vendedor, com diversas pessoas no pós-vendas para agendar serviços e revisões ou se conta com um time de aquecimento de leads e diversas lojas e ligações, com um fluxo grande de mensagens, é melhor apostar na API, pois o retorno de investimento é garantido.

Se sua concessionária possui um CRM, o CRM Syonet, usa automação, chatbot e outros recursos para lidar com leads e clientes, o melhor é usar a API. Ela vai permitir que você use todas essas ferramentas em seu contato de WhatsApp.

O que é a API do WhatsApp Business?

Mas o que é exatamente essa API do WhatsApp Business

É um aplicativo que, apesar de oferecer os mesmos serviços do WhatsApp Business APP, é implantado através de um servidor local. Por isso, a empresa pode enviar mensagens programáticas e até mesmo integrar com CRM.

Um de seus principais diferenciais é a possibilidade de usar um robô para comunicação. Com isso é possível responder questões frequentes sem a necessidade de intervenção de um atendente humano. Isso facilita o usuário e também o atendente, que pode se concentrar em questões mais complexas.

O que é o HSM do WhatsApp?

Uma informação importante para quando trabalhamos com o WhatsApp Business API, é o fato de que ele nunca começa uma conversa. Você pode apenas responder mensagens enviadas para o número oficial. A primeira mensagem da conversa precisa sempre ser enviada pelo usuário.

HSM Significa High Structured Message, ou Mensagem Altamente Estruturada. Depois de enviada, é preciso aguardar. Caso o usuário responda, a conversa pode prosseguir normalmente. Caso não, outra mensagem só poderá ser enviada 24 horas depois da primeira.

As mensagens HSM podem ser enviadas pela API do WhatsApp Business. Elas precisam, porém, atender alguns critérios, que são:

Número oficial

O WhatsApp sempre verifica as empresas que desejam enviar mensagens HSM. Você precisa cadastrar um número de telefone e, se esse número for real, você recebe o selo verde. 

Proibido tentar vender

O sistema de mensagens HSM não permite alguns tipos de mensagens. Entre os exemplos, estão promoções, vendas, mailing e outras. Elas são consideradas spam, o que é proibido pelas regras. Insistir nesses envios pode causar a exclusão de sua concessionária do plano do WhatsApp.

O opt-in, opt-out e as mensagens invasivas

Quando falamos de envio de mensagens HSM, é preciso que o usuário faça um opt-in. Isso significa que o usuário aceitou receber as mensagens de WhatsApp enviadas por sua concessionária. Para enviar para o usuário o opt-in, é preciso que o usuário marque um box específico, seja em um e-mail ou no seu site. Caso você não tenha esse opt-in, todas as mensagens ativas enviadas serão consideradas spam, e podem acarretar em sua exclusão.

Também é sempre importante, para o WhatsApp, que você sempre deixe aberta a possibilidade do usuário escolher pelo opt-out. Significa que ele não quer mais receber mensagens de sua empresa. Você só vai poder enviar mensagens HSM depois do usuário permitir.

O WhatsForce+

A Lead Force possui uma API oficial do WhatsApp Businne no Brasil

O WhatsForce+, que oferece ferramentas de gestão para sua concessionária. Possui todos os benefícios de são encontrados em uma API, como a possibilidade de integração com outras ferramentas, de usar chatbot, automação e diferentes atendentes ao mesmo tempo, construir fluxos de arrasta e solta para os mais variados processos de atendimentos.

Com a API oficial Whatsforce+ você desenha e modifica os menus facilmente em uma interface de arrasta-e-solta. Além do histórico de texto, você poderá enviar e receber imagens, áudios e documentos, facilitando a conversa com toda a transparência e segurança que o WhatsApp dispõe. Outro grande diferencial presente no Whatsforce+ da Lead Force é a possibilidade de utilizar um número comercial fixo para toda a sua concessionária ou grupo, assim você poderá ter várias equipes e usuários usando o mesmo número e tudo simultaneamente.

O WhatsForce+ é mais uma ferramenta da Lead Force para melhorar o funcionamento de sua concessionária, seu relacionamento com os leads e clientes, e porque não, suas vendas. Então venha falar conosco e conheça nossas ferramentas!


(Baseado no texto do Hubtype)


Lead Force

A Lead Force é uma empresa de Marketing Digital especializada em Performance com foco em: Captação, Gestão e Conversão de Leads.

       

Receba o nosso conteúdo