Planejamento de vendas: quais pontos de atenção você deve ter


Quem trabalha com vendas sabe que na ausência de um planejamento claro, as chances de fechar negócio caem. Acreditar que alguém possui alguma espécie de dom de nascimento que faz com que ela tenha mais sucesso dificilmente se traduz em faturamento para uma concessionária. 

Ainda mais porque você precisa ter um plano claro para atrair oportunidades. Você quer aumentar suas vendas e ão sabe como captar mais leads? Se ão tem uma estratégia clara para encontrar essas oportunidades, como espera fechar mais negócios?

Cinco pontos para o seu planejamento de vendas

Para ajudar sua concessionária em fazer o seu planejamento de vendas, confira os cinco principais pontos que você precisa observar:

1- Analisar os seus dados

Hoje existem inúmeras ferramentas que você pode usar para saber tudo que acontece em sua concessionária. A performance de cada anúncio, cada setor, cada funcionário, está bem clara. Para criar um planejamento de vendas, você precisa usar esses dados e saber como é o comportamento do seu negócio, encontrar os pontos fortes e fracos.

2- Sua concessionária tem as ferramentas necessárias?

Quando falamos sobre planejamento de vendas, é preciso também determinar se sua concessionária tem todas as ferramentas que precisa para vender? Sabe o que melhorar os seus processos? Agora, enquanto estrutura suas vendas, é o momento para determinar o que você vai precisar.

A Lead Force recomenda o Syonet CRM como ferramenta principal de gestão de relacionamento com o cliente. Desenvolvido especialmente para o mercado automotivo, ele acompanha a regra de negócio do segmento, buscando resolver as dores dos concessionários. Ele vai integrar os diferentes departamentos, permitindo que todos usem o mesmo banco de dados.

3- Estabeleça metas claras

Se você analisou seus dados corretamente, você já definiu quais são os seus indicadores de performance chave, as KPIs. Sabe também quais são seus resultados comuns. Você precisa determinar metas claras para suas KPIs em seu planejamento, justamente para conseguir medir o sucesso de suas estratégias.

Enquanto o Syonet CRM é capaz de oferecer os principais indicadores de vendas, a Lead Force desenvolveu o Dealers Marketing Center com os indicadores de marketing digital. Número de captações, origem dos leads, você encontra todos esses dados no DMC.

4- Quais ações serão tomadas para captar mais clientes?

No seu planejamento precisa ter estratégias claras de como vai captar mais oportunidades. Você tem as ferramentas para isso? Está usando marketing digital? Campanhas de anúncios, captura leads em portais e no site da montadora?

A Lead Force é capaz de desenvolver importantes estratégias de marketing digital para ampliar sua capacidade de captação, usando seu próprio site, landing pages e campanhas de anúncios para captar leads. 

5- Como fechar mais negócios?

O objetivo de toda concessionária é vender. Podem ser veículos novos, usados, peças, serviços, ão importa. O que importa é, no seu planejamento, você precisa desenvolver novas táticas para melhorar sua taxa de conversão. Os leads estão chegando? Isso é bom, mas você precisa fechar negócio também. Para isso, ão economize em treinamento e preparação para seus vendedores.

Analisando bem seus úmeros e fazendo um planejamento consciente, as chances de aumentar o sucesso de sua concessionária vão subir. Como falamos antes: o planejamento é o segredo de todas as vendas.

Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.