E-mail marketing, SMS, WhatsApp: Qual canal você deve usar?


É fato que uma boa comunicação é essencial para conquistar o cliente. Até porque, oferecer um excelente atendimento é tão importante quanto mostrar o seu produto ou serviço e colocá-lo à venda. Por isso, podemos afirmar que sem uma boa comunicação é praticamente impossível que o seu cliente tenha uma boa experiência de compra e uma falha nessa comunicação pode significar que a jornada do cliente pode dar errado.

E aí surgem os grandes questionamentos das empresas: quais os canais de comunicação são os mais importantes para se comunicar com o cliente? 

Antes de mais nada é importante entender que ão existem canais bons ou ruins. O que acontece é que cada canal pode ser, ou ão, eficiente na estratégia de comunicação.

O WhatsApp: comunicação direta

O WhatsApp é um excelente recurso para concessionárias que querem manter uma comunicação rápida com o seu público, visto que a quantidade de usuários que utilizam a rede é gigante, principalmente no Brasil, e pode ser inclusive uma forma mais fácil de abordá-los.

Já o WhatsApp Business, voltado para o corporativo, possui funções que auxiliam neste processo. Tais como: perfil comercial, mensagens automáticas, mensagens e respostas rápidas e de produto.

SMS: ainda bastante utilizado 

Com os softwares de comunicação se tornando populares, muita gente acredita que o SMS ão deve mais ser utilizado em estratégias com o cliente. Contudo, ele ainda é bastante usado pelas empresas e pode render excelentes resultados. Porém, ele é usado como um complemento para as demais ferramentas. 

Na prática, ele pode auxiliar de inúmeras formas, como lembrar os clientes sobre seus pagamentos, confirmar a contratação de serviços e avisar sobre promoções que estão acontecendo.

E-mail Marketing: meio de comunicação utilizado em massa

O e-mail marketing é uma ferramenta importante de comunicação visto que é um dos principais meios utilizados em massa atualmente e existem inúmeras formas de utilizá-lo como forma de estratégia. É possível enviar e-mails marketing, oferecer atendimento personalizado, comunicar sobre novos produtos ou serviços da sua concessionária e ainda, apresentar a empresa e encaminhar conteúdos relevantes para seu público.

Com o e-mail marketing é possível engajar o consumidor, fortalecer a sua marca, realizar vendas e construir relacionamentos. Além do mais importante: fidelizar o seu lead. Se bem estratégico, os resultados podem ser muito positivos.

Mas qual desses canais é mais fundamental? 

Fato é que você pode escolher entre estes canais de comunicação para oferecer aos seus clientes a melhor experiência e estabelecer um relacionamento mais próximo com os mesmos.

Contudo, mais importante do que pensar em quais desses meios você deve focar, é ter a preocupação de entregar uma boa experiência ao consumidor enquanto ele estiver em contato com a sua concessionária.

O uso complementar dessas estratégias irá fazer toda a diferença, pois destaca o seu negócio diante dos seus concorrentes e facilita a comunicação com os seus clientes.

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