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IGTV – o aplicativo de vídeos longos do Instagram

27 ago 2018 Giulia Vargas

O IGTV é o novo aplicativo lançado pelo Instagram, trazendo uma nova maneira de publicar vídeos. Conheça aqui como ele funciona e de que maneira você pode usá-lo em sua estratégia digital.

 

O Instagram

Para quem busca relevância e alcance, o Instagram é o lugar para se estar atualmente. Criado em 2010, o Instagram recentemente alcançou a marca de 1 bilhão de usuários, tornando-se uma grande comunidade de compartilhamento de fotos e pequenos vídeos. A primeira liberação permitia a postagem de vídeos de no máximo 15 segundos, sendo atualizado até o limite atual de 60s.

Em 2016 veio o Instagram Stories, que compartilha fotos e vídeos curtos por um período de 24 horas, já que todos desaparecem depois. Essa função trouxe uma maior rotatividade de publicações e compartilhamento de imagens e vídeos entre os usuários, já que não são permanentes e são de rápida visualização.

IGTV

Com o aumento de vídeos publicados no feed e nos stories, o Instagram trouxe a nova proposta do Instagram TV. Esse novo aplicativo permite a postagem de vídeos longos, de até uma hora, que não desaparecem depois. Todos os vídeos postados ficam salvos no seu canal para acesso posterior, sempre que o usuário quiser visualizar seu conteúdo.

O IGVT pode ser baixado como um aplicativo separado, mas também é completamente integrado ao app do Instagram. Dessa forma, você pode tanto publicar quanto visualizar vídeos diretamente do seu IG. O acesso em ambos aplicativos é feito com a mesma conta, assim, você interage com os mesmos usuários nas duas aplicações. Se você segue um usuário no Instagram, o canal dele aparecerá no seu IGTV.

IGTV

Como usar o IGTV

No momento, o app aceita apenas vídeos na vertical, com resolução até 4K, de 15 segundos até uma hora de duração. Embora esse seja o limite do app, essa duração está disponível apenas para contas verificadas ou com grande alcance. Os demais usuários têm uma limitação de 10 minutos por vídeo. Todas postagens são feitas por canais, que são criados com o mesmo nome de usuário da conta.

As postagens via mobile são feitas assim como no app do Instagram: apenas acessando o aplicativo (ou através do atalho) e criando o vídeo pela conta. Porém, diferentemente do Instagram, o IGTV permite publicações pelo desktop, feito pelo site do Instagram. Todos os vídeos também podem ser enviados diretamente para a página do Facebook vinculada à conta que está postando.

Pelo seu perfil, você pode conferir a porcentagem média de visualização dos vídeos e também a retenção do público. O número de curtidas, comentários e visualizações pode ser visto e acompanhado por qualquer pessoa que esteja assistindo ao vídeo, assim como as imagens e vídeos que são postados no feed do Instagram.

O IGTV na sua estratégia

Os vídeos longos podem ser aproveitados para apresentar um conteúdo mais completo para seus seguidores. Você pode trabalhar com entrevistas e pequenas palestras sobre assuntos informativos, que podem trazer mais interação do seu público. Também pode-se trabalhar com produtos, apresentando os novos lançamentos. Outra opção são demonstrações, exibindo diferenciais e tirando dúvidas frequentes.

Uma outra estratégia a ser trabalhada é apresentar a empresa e a equipe de trabalho. Além dos posts do feed e do stories, você pode se aprofundar e fazer tours virtuais com vídeos mais longos. Pode mostrar tanto o dia a dia de trabalho da sua empresa ou talvez de um evento específico. Esses vídeos podem ser utilizados também na sua estratégia de relacionamento com o cliente. Sempre que quiser, pode enviá-los para responder perguntas ou como material informativo, uma forma de nutrição de leads.


Giulia Vargas

Analista de Marketing Digital na Lead Force, formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na FAMECOS-PUCRS.

       

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