Você só será feliz no trabalho com a saúde mental em dia

06 set 2017 Marcelo Oliveira

Diariamente me deparo com situações que podem influenciar diretamente meu rendimento no trabalho. Nos tempos atuais, as empresas e organizações se preocupam muito pouco com o bem estar e saúde mental de seus colaboradores.

Dias atrás recebi uma mensagem de um funcionário solicitando 1 dia de folga para “arejar a cabeça”. Imediatamente a minha resposta foi: “Claro Fulano, esse tipo de situação é extremamente necessária”.

Há 1 mês oficializamos o home office. Todos os funcionários, 1 vez por semana, podem e devem trabalhar de casa. Não se preocupar com trânsito, trem, ônibus, segurança etc. Podem acordar um pouco mais tarde, tomar o seu café e ficar disponível online para o restante da equipe. O acompanhamento, por sua vez, é puramente emocional, mas necessário. A cultura atual (pelo menos aqui no Brasil) exige algumas ferramentas de controle.

A evolução intelectual hoje em dia passa, exclusivamente, pela sua capacidade de lidar com situações de alto nível de estresse diário. E as pessoas insistem em dizer que “estão 100% focadas no trabalho”. Isso não é verdade. A sua capacidade de produção está diretamente ligada a sua saúde mental.

 

Cuidar de si

Uma jovem desenvolvedora enviou um email para a sua equipe informando uma situação incomum: “Olá, time! Eu vou tirar hoje e amanhã de folga para focar na minha saúde mental. Espero voltar na semana que vem renovada e 100% pronta para o trabalho. Muito obrigada”, disse Madalyn.

Mas o que chamou atenção não foi o pedido inusitado, mas sim a resposta do seu CEO: “Oi, Madalyn. Eu gostaria de te agradecer pessoalmente por mandar um e-mail como este. Toda vez que você o faz, eu os uso como lembretes da importância de usar dias de folga também para a saúde mental. Eu não acredito que isso não seja uma prática comum em todas as organizações”, disse o CEO na mensagem. E encerrou, ainda mais genial: “Você é um exemplo para todos nós, ajudando a cortar o estigma para que seja possível para todos nós darmos 100% no trabalho”. O CEO em questão é Ben Congleton, da Olark.

Em resumo: tire tempo para você mesmo. Esteja com a saúde mental em dia. Seu ambiente de trabalho será muito melhor, você conseguirá render muito mais, produzir muito mais, ser muito mais criativo. Não tenha medo de ser realista e sincero com seu time e seus colegas de trabalho. Tenho certeza que eles querem ver você 100%.


Marcelo Oliveira

Project Manager na Lead Force, graduado em Administração de Empresas com ênfase em Marketing na ESPM/RS. Cursos de extensão na área de Gestão de Negócios, Pessoas e BI. Estudante e adorador de novas tecnologias.

       

Receba o nosso conteúdo