Você só será feliz no trabalho com a saúde mental em dia


Diariamente me deparo com situações que podem influenciar diretamente meu rendimento no trabalho. Nos tempos atuais, as empresas e organizações se preocupam muito pouco com o bem estar e saúde mental de seus colaboradores. Dias atrás recebi uma mensagem de um funcionário solicitando 1 dia de folga para "arejar a cabeça". Imediatamente a minha resposta foi: "Claro Fulano, esse tipo de situação é extremamente necessária". Há 1 mês oficializamos o home office. Todos os funcionários, 1 vez por semana, podem e devem trabalhar de casa. Não se preocupar com trânsito, trem, ônibus, segurança etc. Podem acordar um pouco mais tarde, tomar o seu café e ficar disponível online para o restante da equipe. O acompanhamento, por sua vez, é puramente emocional, mas necessário. A cultura atual (pelo menos aqui no Brasil) exige algumas ferramentas de controle.
A evolução intelectual hoje em dia passa, exclusivamente, pela sua capacidade de lidar com situações de alto ível de estresse diário. E as pessoas insistem em dizer que “estão 100% focadas no trabalho”. Isso ão é verdade. A sua capacidade de produção está diretamente ligada a sua saúde mental.  

Cuidar de si

Uma jovem desenvolvedora enviou um email para a sua equipe informando uma situação incomum: "Olá, time! Eu vou tirar hoje e amanhã de folga para focar na minha saúde mental. Espero voltar na semana que vem renovada e 100% pronta para o trabalho. Muito obrigada", disse Madalyn. Mas o que chamou atenção ão foi o pedido inusitado, mas sim a resposta do seu CEO: "Oi, Madalyn. Eu gostaria de te agradecer pessoalmente por mandar um e-mail como este. Toda vez que você o faz, eu os uso como lembretes da importância de usar dias de folga também para a saúde mental. Eu ão acredito que isso ão seja uma prática comum em todas as organizações", disse o CEO na mensagem. E encerrou, ainda mais genial: "Você é um exemplo para todos ós, ajudando a cortar o estigma para que seja possível para todos ós darmos 100% no trabalho". O CEO em questão é Ben Congleton, da Olark. Em resumo: tire tempo para você mesmo. Esteja com a saúde mental em dia. Seu ambiente de trabalho será muito melhor, você conseguirá render muito mais, produzir muito mais, ser muito mais criativo. Não tenha medo de ser realista e sincero com seu time e seus colegas de trabalho. Tenho certeza que eles querem ver você 100%.
Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.