O terreno do e-commerce automotivo está fértil!

26 nov 2020 Leonardo Barragana

Na última década, novos hábitos de consumo se instauraram de forma definitiva na cultura digital, como pesquisas mais aprofundadas sobre produtos de interesse, a procura pelos preços mais baixos, e, claro, o grau de confiança nas marcas.

A internet passou a apresentar um catálogo cada vez mais amplo de produtos e serviços, e isso deixou os consumidores mais exigentes.

A cada dia, é mais evidente que eles querem encontrar uma solução acessível e cômoda para seus problemas. A experiência positiva e simplificada em compras é o fator que mais tem representado um bom negócio para o cliente.

Esses pontos nos colocaram no meio do boom do e-commerce. As pessoas estão consumindo mais através da internet, aproveitando as facilidades que ela traz. E isso também se aplica ao segmento automotivo.

O POTENCIAL DE VENDER NA INTERNET

O modelo diferenciado do comércio virtual traz uma série de benefícios que agrada bastante os consumidores. Hoje, praticamente tudo que você quiser comprar está a apenas um clique de ser adquirido. Isso abre um potencial muito significativo para concessionárias que querem expandir ainda mais seu poder de venda.

O terreno do e-commerce automotivo está extremamente fértil. No último ano, o segmento movimentou cerca U$ 81.64 bilhões apenas nos Estados Unidos. E tudo indica que esse número só tende a crescer.

OPORTUNIDADES DO E-COMMERCE AUTOMOTIVO

As principais concessionárias do país já deram os primeiros passos em seu processo de construção de um sistema de e-commerce automotivo. E elas encontraram soluções inteligentes para aqueles que buscam o melhor negócio sem ter que sair de casa.

Podemos ver no mercado de autopeças um exemplo claro de como a transição para o modelo digital tem se mostrado muito vantajoso. Segundo reportagem do Correio do Povo, estabelecimentos tradicionais do varejo de peças em Porto Alegre estão enfrentando grandes dificuldades devido à drástica redução de clientes nos últimos meses. Podemos pontuar algumas razões para este cenário.

-Consumidores online possuem o hábito de pesquisar 23% mais seus itens de interesse. Eles veem na internet um espaço perfeito para garimpar as melhores opções que caibam nos seus bolsos. Preços mais baixos e entregas rápidas são atributos extremamente vantajosos para os compradores que buscam praticidade e conforto. E eles encontram tudo isso no e-commerce.

-Outro mercado que devemos dar atenção é o de carros usados. Quando falamos de carros usados, temos a herança cultural de ir checar eles de perto para conhecer todos os seus detalhes e conferir se está tudo em ordem. Os concessionários estão promovendo novos recursos para aumentar o grau de confiança de seus clientes na hora de comprar um seminovo pela internet.

-Um atributo poderoso para convencer o consumidor a fechar negócio é a câmera 360. Com ela, você pode dar um giro completo em todos os detalhes do veículo à venda, tanto por dentro, quanto por fora. Essa visão é capaz de gerar segurança maior na hora de fechar a compra.

Além disso, os compradores desejam resolver toda a burocracia do processo de compra direto pelo e-commerce da concessionária. Quanto mais prático e descomplicado for o seu negócio, mais atrativo será para seu cliente.

FUTURO PROMISSOR

Ter um e-commerce automotivo é entrar em um mercado que vale bilhões de dólares e está em constante ascensão. Os novos hábitos do consumidor digital só fazem esta estimativa disparar.

Em 2020, mais do que nunca, os olhos dos compradores se voltaram para a praticidade e a conveniência que a internet traz. A nova rotina é a baseada na disponibilidade cada vez maior de produtos e serviços voltados ao setor automotivo. As concessionárias que investirem em propostas inovadoras para atender esse público irão garantir um lugar à frente de seus concorrentes. Você quer disparar na frente da concorrência ?

       

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