Mercado automotivo: confira 10 estratégias para se destacar na internet

17 ago 2021 Lead Force

Todo dono ou funcionário de concessionária sabe como o mercado automotivo é competitivo. Existem diversas marcas e lojas, todas com suas características e vantagens. Se destacar nesse meio não é fácil. 

Para que sua concessionária seja sólida e competitiva no mercado automotivo, é preciso estar atento em todos os momentos, usar todos os recursos disponíveis para atingir os melhores resultados. Ter acesso às melhores ferramentas e informações. E ter a melhor assessoria disponível. 

Conheça 10 estratégias para seu negócio se destacar na internet

1- CRM

A organização de qualquer concessionária começa com uma ferramenta de CRM. Gestor de relacionamento com o cliente, essa ferramenta pode ser usada para integrar diferentes setores de sua empresa, com um banco de dados com as informações pertinentes.

Nós da Lead Force recomendamos o CRM Syonet, que é o CRM automotivo mais completo do Brasil, presente em mais de 1.800 concesisionária em todo o Brasil. Ele é capaz de integrar toda sua concessionária e acompanhar todo o processo de venda e pós-venda. Um importante aliado para que sua concessionária seja capaz de ser competitiva nesse mundo digital.

Mesmo que você capture muitos e muitos Leads, de nada vai adiantar se você estiver alinhado e organizado com uma ferramenta que te ajude na gestão desses Leads, até mesmo para que você consiga dar o máximo de retorno e no menor tempo possível. O CRM é a peça fundamental para que esse processo seja rentável e com retorno de investimento garantido.

2- Site responsivo

Hoje todo site precisa ser responsivo

Por quê? Porque os dados da internet hoje fluem através dos dispositivos móveis. Eles passam cada vez menos nos computadores de mesa e mais nos celulares e tablets. Garantir que a experiência desses usuários é fundamental, seja para garantir as ações, seja para melhorar seu SEO. 

Não se esqueça, seu site é sua imagem virtual, seu cartão de visita para o LEAD. Um site que seja desorganizado, lento, feio ou que demore para carregar as imagens e promoções fará com que o usuário associe sua empresa com uma imagem negativa. Sua loja não pode ficar suja, por que seu site poderia? O site responsivo é fundamental para essa organização.

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3- SEO

A prática de SEO é determinante para atingir resultados sólidos no marketing digital. O SEO consiste em estar de acordo com as práticas indicadas para que seu site seja visível nas pesquisas dos motores de busca. Um trabalho de SEO bem feito e você estará visível nas primeiras páginas do Google, por exemplo.

Mas por que eu precisaria me preocupar em ranquear bem e estar nas primeiras páginas? Porque isso confere ao seu site, e por conseguinte, a sua concessionária, status. Significa que você é uma autoridade, a concessionária mais relevante (pelo menos naquela pesquisa). 

É comprovado que as pessoas têm uma tendência maior de comprar em páginas bem ranqueadas, e de gastar mais quando compram. Também garante um fluxo de visitas em seu site, além dos anúncios. 

Apesar de demorar a trazer resultados, o SEO é garantia de resultados.

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4- Anúncios

Anunciar é garantir que seu material vai chegar a todos os usuários. Seja nas redes sociais, seja em motores de busca, campanhas de anúncios são a melhor forma de atingir o público-alvo. 

Isso porque, Google Ads, Waze, Facebook Ads e Instagram Ads e outras ferramentas, hoje, possuem a capacidade de segmentar seus anúncios. O que isso quer dizer? Que você consegue direcionar o anúncio para as pessoas que você quer que recebam. Isso aumenta as chances de sucesso. 

5- Conteúdo

O conteúdo é peça fundamental na internet hoje

Quase todas as estratégias de marketing digital passam por um conteúdo de qualidade. Seja postagem de blog, sejam artes nas redes sociais, sejam vídeos. O que importa é que sua concessionária está fazendo um serviço para as pessoas, oferecendo informações importantes.

Quanto melhor e mais relevante for seu conteúdo, maiores as chances de você ser visto como uma autoridade e aumentar suas vendas. É um trabalho duro, mas que traz resultados.

6- E-mail marketing

E-mail marketing é uma das mais seguras ferramentas de comunicação com seus clientes. É um meio de comunicação com alta taxa de abertura, que através de um sistema de disparo, permite que campanhas sejam executadas.

O e-mail marketing é uma importante ferramenta na nutrição de leads. Enviando as mensagens corretas para os usuários, a tendência deles seguirem e avançarem na jornada de compra até fecharem o negócio é imensa. Mensagens de e-mail também são relevantes para recuperar, resgatar ou reengajar clientes perdidos, ou que compraram e pararam de interagir. Envie email marketing da forma certa com o Mailtop clicando aqui.

Tenha uma ferramenta de E-mail Marketing que compreenda o seu negócio e que consiga de forma correta entregar as suas promoções, lembretes e comunicados da sua concessionária com agilidade e segurança, até porque a LGPD está aí e você não quer ter prejuízos com ações e custos judiciais. 

A Syonet desenvolveu um Portal para o Concessionário com foco na LGPD, já conhece? Clique aqui e confira!

O Mailtop está totalmente adequado a te ajudar nesse ponto, já conhece o Mailtop, a ferramenta de e-mail marketing da Syonet? Não conhece, então clique aqui.

7- Landing page

A página de conversão, ou landing page, é uma página criada com um objetivo: fazer com que o usuário faça uma ação. Seja preencher um formulário, seja assinar uma newsletter. Ela pode ser o anúncio de um veículo novo, pode ser o cadastro para receber promoções. O que importa é que ela é pensada para o usuário entrar, ver o que precisa ver e fazer a ação desejada.

A landing page pode ser peça fundamental para sua estratégia digital. Seja o objetivo de converter o lead, ou de conseguir mais informações sobre o cliente, ou de engajá-lo, uma página específica para conversão, caso seja bem pensada, pode fazer a diferença em seu negócio.

8- WhatsApp

O WhatsApp é a ferramenta de mensagens instantâneas mais usada no mundo

Através do WhatsApp Business, ela também se transforma em uma interessante ferramenta para o uso de empresas, com funcionalidades que permitem um melhor controle do cliente e de como está a situação do relacionamento.

A Lead Force tem o aplicativo WhatsForce+, que é uma API oficial do WhatsApp Business, desenvolvida para facilitar seu uso pela concessionária. Com ela, é possível mais de uma pessoa ter acesso ao WhatsApp ao mesmo tempo, é possível enviar mensagens programadas, e também automação. É uma solução para melhorar seu atendimento. Só com o Whatsforce Plus da Lead Force a sua concessionária pode ter um robô para atendimento de WhatsApp Business e todas as conversas salvas no seu CRM, simples, prático e seguro.

9- Chatbot

Outra ferramenta para ajudar no seu relacionamento com o cliente é o chatbot. Um robô que fica no seu site, ele pode ser programado com mensagens automáticas, que facilitam a interação e ajudam a “preparar” o cliente para o atendente humano. É possível inclusive tornar o usuário um lead, se ele disponibilizar o e-mail.

O principal objetivo do chatbot é permitir que o usuário seja atendido a qualquer momento. Com isso, ele não fica esperando, sempre tem uma informação relevante. Com isso o lead não esfria.   

10- Análise de dados

A análise de dados pode fazer a diferença entre o sucesso e o fracasso de sua concessionária. Como no marketing digital tudo é mensurável, usar essas informações é uma maneira de garantir um resultado positivo. Afinal, se você consegue acompanhar seus resultados, consegue definir o que está funcionando e o que não está. 

Um trabalho de acompanhamento dos dados serve para entender o que está funcionando, o que precisa ser repensado e o que não funciona. Ajuda a conhecer melhor seu público, o que ele deseja e seu comportamento. Colocar esses dados para trabalhar em sua favor é fundamental.

O time da Lead Force está apto a te ajudar a construir as melhores práticas e estratégias para o seu negócio. Somos especialistas no que fazemos, o mercado automotivo está no nosso DNA! 

Mensalmente o time de atendimento ao cliente busca entender as necessidades dos clientes, entregando relatórios e prestando conta dos numeros em, busca da crescente evolução 

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Última (e principal) dica: tenha uma assessoria adequada

Para garantir que sua concessionária alcance os resultados desejados, é preciso que você tenha uma assessoria capaz de ajudá-lo, que possa extrair o melhor desempenho. E a Lead Force é a única agência de inteligência digital especializada no mercado automotivo. Possuímos a expertise e a experiência necessária para que sua concessionária seja forte nos meios digitais. Vamos conversar?



Lead Force

A Lead Force é uma empresa de Marketing Digital especializada em Performance com foco em: Captação, Gestão e Conversão de Leads.

       

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