Marketing automotivo: 10 dicas que você precisa aplicar na sua concessionária


O uso do marketing digital é fundamental para que sua concessionária atinja os resultados necessários. Cada vez mais o mercado automotivo se livra de antigos vícios e pensamentos, buscando uma forma de trabalhar mais e mais profissional e ligada a resultados. 

Você vai encontrar neste artigo dicas importantes para alcançar os melhores resultados. A Lead Force pode ajudar você a melhorar todos os resultados.

1- Entenda o inbound marketing

Inbound marketing é uma estratégia de marketing digital. Seu objetivo é criar material que atraia um grande úmero de usuários. Através deste conteúdo eles vão conhecer sua concessionária, descobrir sua capacidade e vê-lo como uma autoridade. O objetivo final é ser considerado uma autoridade.

Mas por que isso é importante? Quando o usuário vê você como uma autoridade, ele vai ter mais confiança em você. Ele ão vai sentir que você está tentando empurrar algum produto, e sim que você está oferecendo um serviço. Essa relação de confiança aumenta ão só as chances do usuário comprar de você, mas também a média do valor gasto.

2- Estude os dados

Uma das grandes vantagens do marketing digital em relação ao marketing convencional é o fato de que você consegue acompanhar cada métrica disponível. Cada investimento pode ser medido e avaliado, assim você consegue medir a efetividade de cada ação, cada investimento.

Vamos dizer que sua concessionária realizou uma campanha de anúncios. Você consegue medir o resultado deste anúncio, em quantos usuários entraram em seu site, quantos usuários compraram depois de clicarem no anúncio. Tudo é medido, tudo pode ser comprovado e avaliado. 

Portanto, estudar e avaliar seus dados é fundamental para um bom resultado no médio e longo prazo. 

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3- Por que seu site precisa ser responsivo?

O úmero de acessos através de celulares e tablets é muito maior do que aqueles que recebem visitas por computadores de mesa. Se você quer que sua concessionária alcance os melhores resultados, ela precisa de um site responsivo.

Um site responsivo e rápido é uma garantia de boa usabilidade e de melhora na experiência dos usuários, um importante fator para melhorar seus resultados online.

4- A importância de um SEO bem feito

O SEO é um importante canal de acessos para seu site. Quando falamos em SEO, precisamos entender que se trata de uma forma de melhorar seus acessos orgânicos. Ele dá resultados de maneira mais lenta, mas que oferecem resultados a longo prazo. Quando seus anúncios ficam sem dinheiro, eles deixam de aparecer. O SEO segue rodando sempre.

Além da questão da presença, é importante ressaltar que um bom desempenho orgânico também influencia na estratégia de inbound marketing. Usuários que chegam via orgânica até o seu site tem uma tendência maior a comprar, em relação àqueles que chegam via anúncios. 

5- Landing pages com padrão da Montadora

Landing pages são páginas criadas especialmente para conversão. Elas são voltadas especialmente para a conversão, sempre com uma CTA (call to action) clara, visando que o usuário faça sua ação. Pode ser um ebook, um formulário para informações de um novo veículo chegando. O que importa é que o usuário vai entrar, fazer a ação desejada e se tornar um lead.

Landing pages podem ser muito úteis, se usadas em uma estratégia de marketing digital. Pode oferecer bons resultados de conversões, com novos leads entrando.

6- Redes sociais é uma ação obrigatória

É possível promover seu conteúdo, responder dúvidas, divulgar ações e interagir. Não é apenas um mural de ofertas, é uma oportunidade para interagir com o seu público e divulgar seu material.

Para que sua concessionária atinja os melhores resultados, é preciso ter um planejamento muito claro do que vai ser feito nas redes sociais de sua concessionária. É preciso saber o que falar, como falar e quando falar. Seja nas postagens, seja no relacionamento com os clientes.

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7- Faça anúncios para tornar sua concessionária mais conhecida

Uma estratégia rápida para aumentar o úmero de acessos de seu site é o uso de campanhas de anúncios. Combinados com outras estratégias, campanhas podem oferecer resultados interessantes.

Estudando os dados que você possui, você vai saber quais são as melhores opções. Facebook Ads? Google Ads? Depende de qual é o seu público, de qual é o seu objetivo. Combinada com landing page, com posts de redes sociais, seus resultados vão apresentar melhora.

8- A automação é chave para melhorar seus resultados

Quanto menor for o envolvimento humano nos processos, menor a chance de erros. O gerenciamento de leads, administração de anúncios, envios de e-mails marketing. Quanto mais for possível programar um sistema para executar essas ações, melhor será.

Para que isso seja possível, uma sugestão é adotar um CRM. O CRM Syonet, que ós da Lead Force indicamos, é o CRM automotivo mais completo do mercado. Ele acompanha todo o processo de venda e pós-venda de sua concessionária. Integra todo o funcionamento de sua concessionária, da recepção até a oficina e a gerência.

O uso do CRM vai permitir que você consiga automatizar um bom úmero de funções.

9- E-mail marketing e SMS Marketing para nutrição de leads

O e-mail marketing é o meio de comunicação mais seguro e com melhor custo-benefício do marketing digital. Diferente de outros, como as redes sociais, é quase garantido que o usuário vai acompanhar seu e-mail. Por isso, é importante manter esse canal aberto.

Entre as utilidades de um e-mail marketing, a nutrição de leads é algo que ão pode ser esquecido. O ato de mandar conteúdo de qualidade para seu lead, até que ele seja convertido e deseje comprar, é fundamental em diferentes estratégias de marketing digital. Esse conteúdo, é claro, precisa condizer com o interesse do usuário. Por isso a automação é importante, para garantir que você ão perca oportunidades e consiga nutrir corretamente esses leads.

10- WhatsApp e Chatbot

O aplicativo de mensagens instantâneas está no celular de todo mundo. O que quer dizer que ele também está no celular de seus clientes. Você precisa chegar até esses celulares.

O problema é que o WhatsApp possui diversos problemas para ser usado por uma empresa. Funciona em apenas um celular, por exemplo. Existe o WhatsApp Business, que cria uma conta comercial. Ainda assim, algumas restrições se mantêm.

A Lead Force oferece o Omnitalks, a solução de autoatendimento que gera resultado para a sua concessionária. 

Tenha um úmero de WhatsApp por loja que atende todos os departamentos. Configure e gerencie de forma prática, fácil e segura as suas filas de atendimento. Sua equipe pode estar em várias conversas negociando em vários departamentos com um único úmero oficial.

Quando falamos de marketing digital, é sempre importante ter um parceiro e ter as ferramentas ideias para executar seu trabalho. A Lead Force é essa parceira. Ligue e agende uma conversa, você ão vai se arrepender.

 

 

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Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.