Inbound Marketing, a estratégia de marketing digital para o mercado automotivo


A internet mudou os costumes das pessoas de diversas maneiras, seja nas práticas do dia-a-dia, seja em maneiras de consumir no longo prazo. Para se adaptar às mudanças, muitos começaram a estudar teorias para melhor se encaixar nesse novo mundo, novo mercado. O marketing descobriu uma nova estratégia, o inbound marketing.

O que é o inbound marketing?

Antigamente, quando você queria anunciar um veículo novo em sua concessionária, por exemplo, você faria anúncios nas mídias tradicionais, para que as pessoas conhecessem e se interessassem pelo produto. Você, de maneira ativa, buscaria chamar sua audiência.

O inbound marketing, ou marketing de atração, funciona de maneira contrária. Você ão vai até o público, o público vem até você. Sua concessionária cria conteúdo e material para atrair audiência. Esse conteúdo é o principal na estratégia, ão seus produtos. Com o tempo as pessoas vão procurar o seu produto.

Os benefícios do inbound marketing

Como ão foi você que o procurou, e como você ão está ativamente tentando vender produtos para ele, ele ão o vê como um vendedor. Ele o vê como uma autoridade, alguém que produz um material interessante em seu meio, e que precisa ser ouvido na hora de tomar uma decisão.

Pode parecer pouco, mas essa relação cria uma confiança no lead. Ele estará bem mais aberto a ouvir suas sugestões. A tendência é que esse lead compre mais e gaste mais, em menos tempo. Ele vai comprar um modelo mais caro, e com mais acessórios e opcionais, do que compraria normalmente. E vai decidir mais rápido o que quer. Tudo porque confia em você.

O conteúdo como centro da estratégia

Para executar essa estratégia, você precisa de conteúdo. Conteúdo de qualidade, capaz de cativar sua audiência e deixar eles pedindo por mais. Isso ão é fácil, obviamente, mas é por isso que é difícil se destacar. 

Importante ressaltar que conteúdo ão quer dizer apenas texto. Pode ser postagens de blog, mas também pode ser podcast, vídeos ou fotos. Pode ser apenas fotos postadas em redes sociais. O que importa é atrair e cativar seu público, fazer com que eles entrem na jornada de compra.

Como o inbound marketing funciona para sua concessionária?

Podcast, vídeo, texto de blog. O importante é conseguir atrair sua atenção. Quanto mais qualificado seu material for, maiores as chances do público ficar cativado mais rápido. 

Depois que esse público veio até você, é preciso convertê-lo em lead. Para isso, você precisa oferecer algo em troca do contato dele. Pode ser um e-book, uma assinatura de newsletter ou outro. O que importa é que, para ter acesso ao que você oferece, o usuário precisa disponibilizar seu e-mail. 

A partir daqui você vai nutrir esse lead, principalmente através de e-mail marketing. Siga mandando seu conteúdo. Você vai ter um perfil, e com base nele, ative sua segmentação. Garanta que ele só receba conteúdos que o interessem. Eventualmente, é possível sim mandar conteúdo com promoções.

Em todo o material que enviar, sempre deixe um canal de comunicação bem aberto. Incentive a interação, para que o usuário sinta-se confortável. É aí que as oportunidades vão surgir. O usuário, quando perceber, vai dar preferência para você, na hora de comprar o que precisa. Porque ele consome seu conteúdo, ele vai confiar em sua concessionária. Seja para um serviço, como revisão, seja para a compra de um veículo novo. 

Como a Lead Force pode ajudar?

A Lead Force é uma agência de marketing digital especializada no mercado automotivo, com inteligência de mercado nesse segmento. Ela tem pacotes de criação de conteúdo exclusivo para sua concessionária, bem como e-mail marketing e orientação nas práticas e estratégias de marketing digital.

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Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.