CPA: venha ver tudo sobre esse importante indicador


O acompanhamento de métricas é fundamental para a execução do marketing digital. Entender os indicadores e traduzi-los para sua realidade pode ser seu diferencial. E entre os principais indicadores, é preciso conhecer muito bem o Custo por Aquisição, o CPA.

O que é o CPA?

Para saber qual é o valor, é preciso realizar o seguinte cálculo:

Custo por Aquisição = Total Investido ÷ Número de Conversões

Como funciona: se você investiu R$ 1.000, e conseguiu 10 conversões, seu CPA é 100. Significa que você precisou investir cem reais para cada conversão realizada. Vamos dizer que sua concessionária fez um investimento de R$ 5.000, e vendeu 100 veículos através deste anúncio. Seu CPA é 50, ou seja, cada 50 reais investidos gerou uma venda.

Delimitando um período de tempo, você consegue ter a noção exata do que você investiu e qual foi o retorno. Se sua concessionária investiu R$ 2.000 em um mês, e através do valor investido venceu 10 veículos, seu investimento mensal foi de 200 reais por veículo vendido.

O que é aquisição?

Quando falamos de métricas, é importante que os conceitos estejam claros. Quando você está verificando o seu desempenho, ão existe espaço para dúvidas. E uma dúvida pode ser: o que é considerado aquisição? Quando eu calcular meu CPA, o que é considerado aquisição.

E essa ação precisa ser o objetivo do anúncio, da campanha. Precisa estar determinada previamente. Se você está anunciando para converter clientes através do preenchimento de um formulário, é considerada aquisição somente quando o cliente preenche o formulário em questão.

Por isso, diferente de outros modelos de anúncio, como o Custo por Clique (CPC), o CPA é tão difícil de reduzir. Só “vale” se o lead for convertido. 

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Importância das métricas 

Por que o estudo do CTA, ou de outras métricas, é tão importante quando trabalhamos com marketing digital? Porque diferente do marketing tradicional, é possível mensurar todos os resultados que são adquiridos através das estratégias realizadas. Você sabe o quanto investiu, e o que o seu investimento trouxe de retorno. Isso através da análise de dados.

E se os dados que comprovam o que deu certo e errado estão disponíveis, é preciso usar essas informações de acordo. Se sua concessionária apresenta resultados significativos com anúncios de CPC no Facebook, é interessante que você invista de acordo. O mesmo com eventuais iniciativas que fiquem aquém do esperado.

É importante ressaltar, porém, que isso ão quer dizer que você deve abandonar qualquer iniciativa que trouxe pouco retorno. Não é porque você investiu em anúncio do Google e ele trouxe poucos cliques que você deve abandonar esse tipo de anúncio, por exemplo. Apenas que você deve levar em conta o que ão deu resultado quando desenvolver sua estratégia. Se um determinado tipo de anúncio ão deu certo em uma plataforma, ão quer dizer que todos vão fracassar. Talvez seja preciso apenas uma nova abordagem.

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