Mercado automotivo promissor: descubra o que o brasileiro busca na hora de comprar um carro

23 jan 2020 Leonardo Barragana

O ano de 2020 está começando de forma muito promissora para o mercado automotivo. Isso se deve, principalmente, pelos crescentes resultados positivos do setor em 2019. Esses resultados culminaram em um dezembro que trouxe o maior número de licenciamentos de carros desde 2014. 

Segundo dados da ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), o Brasil encerrou o ano passado com 2.570.000 veículos licenciados. Isso fez o país subir no ranking global, partindo da 8ª para a 6ª posição, desbancando França e Reino Unido. 

Os índices da economia e a previsão econômica mais promissora para 2020 nos fazem ligar um sinal de alerta. As pessoas estão comprando mais carros, sim. E os indicadores apontam para um mercado ainda mais aquecido neste ano. Portanto, é muito importante conhecer e entender como esses consumidores irão se portar nessa alta maré comercial que está se iniciando. 

Afinal, como o brasileiro vai comprar em 2020?

Uma pesquisa feita pela Quorum Brasil, empresa especialista em informação e estratégia, nos mostra o retrato que se desenha para o setor automotivo. Com isso, podemos vislumbrar melhor os caminhos que se abrem, podendo definir as próximas estratégias para o ano.

O estudo aponta que 60% dos entrevistados querem trocar de carro em 2020. É uma porcentagem significativa para as concessionárias explorarem. Das pessoas que planejam trocar de carro, 72% estão interessados em carros novos, enquanto apenas 28% prefere optar pelos seminovos. 

Temos um cenário próspero para o mercado de carros 0 KM. Os consumidores estão priorizando carros novos, indo em busca do modelo que melhor os atende. Há uma excelente oportunidade para as concessionárias atingirem resultados ainda melhores neste ano.

Os interessados em trocar de carro também já têm em mente a categoria do automóvel que pretendem adquirir. Dentre eles, 32% buscam modelos Sedan. Em segundo lugar, chegam os SUV, com 30% da preferência. Os modelos mais econômicos/1.0 estão nos planos de 17% dos entrevistados. 

Esses dados são interessantes para definirmos um foco para os anúncios de marketing digital. Investir mais nos modelos Sedan e SUV devem garantir melhores resultados na prospecção de leads, gerando maior número de vendas. 

Entre as prioridades escolhidas pelos entrevistados, 77% buscam um carro que traga mais economia com combustível. Um carro confortável, com atributos de “carro família”, aparece como ponto de interesse de 72% dos consumidores. Segurança vem em seguida, com 69%.

A pesquisa também analisou o investimento pretendido pelas pessoas que planejam trocar de carro este ano. 43% dos entrevistados tem como limite até R$ 40 mil. No entanto, uma parcela significativa – 39% dos futuros compradores – pretende apostar em veículos com valor acima de R$ 56 mil. 

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Diversas oportunidades estão surgindo para as concessionárias nesta largada de 2020. A Pesquisa da Quorum mostra os segmentos automotivos que estão em alta, apontando um norte a ser seguido na hora de criar as campanhas digitais. Conte sempre com a Lead Force para encontrar os melhores caminhos e converter mais vendas!