Concessionária Digital, você está pronto?


No cenário sempre competitivo do mercado automotivo de concessionárias, aquele que para de se atualizar fica para trás. O conceito da concessionária digital ão chega a ser uma novidade, mas o surgimento da pandemia tornou tudo ainda mais importante. Não estar presente na internet deixou de ser um pequeno problema para se tornar determinante para a continuidade de sua empresa. Você está preparado para esse desafio?

Ter uma concessionária digital é um conceito que vai muito além de ter um site, ou ter perfil nas redes sociais. É algo mais amplo. Mas o que é, realmente, uma concessionária digital?

O que é uma concessionária digital?

Consiste em investir em tecnologias, como realidade virtual e realidade aumentada, para integrar sua concessionária com o usuário. O objetivo é ampliar a percepção que os veículos e serviços oferecidos.

Isso quer dizer oferecer uma grande variedade de informações sobre o que é oferecido. É um carro à venda? Você precisa oferecer muitas fotos, vídeos e outros materiais para que o usuário sinta que está vendo o carro, seja dentro ou fora. Quanto mais opções você oferecer para aumentar essa percepção, mais você vai ser bem sucedido. 

Concessionária digital, porém, é mais do que apenas investir em um site, blog ou redes sociais. Envolve também usar meios digitais para melhorar os fluxos de trabalho. Pouco adianta um site responsivo, com um e-commerce de veículos, se você ainda usa planilhas para administrar suas lojas. É preciso revolucionar todos os seus processos, modernizá-los para tornar sua empresa mais e mais eficiente.

Como me tornar uma concessionária digital?

Se você deseja digitalizar sua concessionária, precisa implementar algumas ações. A partir delas é que você vai começar a mudar o seu trabalho. Essas mudanças iniciais são:

Marketing digital

É preciso investir nesse tipo de marketing, se você deseja digitalizar sua empresa. O uso de diferentes estratégias é fundamental para que seus resultados melhorem.

O uso de inbound marketing, estratégias de e-mail marketing, campanhas de anúncios, criação de conteúdo, seguir as boas práticas de SEO. Todos esses são alguns passos que você precisará dar para que sua concessionária avance no tempo.

Para essa etapa, o auxílio de uma agência de marketing digital é fundamental. A Lead Force é uma empresa focada em inteligência no marketing digital automotivo. Possuímos extensa experiência com concessionárias, suas necessidades e seu mercado.

Site premium

É preciso um cuidado muito maior do que apenas três ou quatro fotos por veículo. O objetivo precisa fazer o cliente sentir quase como se estivesse em um showroom presencial. 

É sempre importante lembrar que o público ainda possui alguma resistência na hora de fazer compras pela internet, principalmente se o valor é elevado. Para vencer essa resistência, essa insegurança, é preciso que esteja tudo claro para o usuário. Caso ele se sinta inseguro, desconfortável ou desconfie de seu site, ele ão vai fechar negócio.

Use um software de gestão

Usar um método arcaico vai apenas atrasar seus resultados. 

Um suporte de um software de gestão, usando automação e integrado com outras ferramentas, vai permitir uma melhor análise de dados, uma gestão melhor de leads. E para isso, você precisa de um bom CRM.

O CRM Syonet, que a Lead Force recomenda, é uma ferramenta que permite a integração total de sua concessionária. Ele acompanha todo o processo de venda, desde a captação do lead até o pós-venda. Combinada com outras ferramentas, pode ser usada para monitorar todos os aspectos de sua empresa a partir de seu dashboard.

Amplie os canais de comunicação

Isso quer dizer mais do que apenas ter equipes para atender o telefone, ou ão demorar para responder e-mails. Isso quer dizer estar acessível aos diferentes canais de comunicação disponíveis. Aplicativos de mensagens instantâneas, como o WhatsApp, são obrigatórios.

E mais do que estar disponível, possuir meios e processos para melhor atender ao cliente. Não basta apenas possuir em sua loja um celular com o WhatsApp instalado, que o vendedor usa como achar melhor. Esse seria o método de uma concessionária atrasada, que ão usa o melhor da tecnologia a seu favor.

Hoje, com a API do WhatsApp Business, é possível que toda sua concessionária use o mesmo sistema. Todos poderão visualizar registros anteriores, saber do que se trata a conversa e qual foi o desempenho do vendedor. Tudo pode ser medido e avaliado.

O uso de robôs também é vantajoso, pois permite que o cliente seja atendido por um software, capaz de responder as questões mais básicas, e entregando um cliente já direcionado. Com isso, sua equipe de atendimento só recebe os casos mais complexos, sem precisar lidar com casos mais fáceis.

A implantação de uma concessionária digital é um processo longo, mas se completo, você colherá importantes benefícios. Sua empresa será mais ágil, alinhada ao mercado e com capacidade de seguir na ponta de sua região.


Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.