Como você usa as redes sociais na sua concessionária?


Quando falamos de redes sociais, falamos de um fenômeno moderno, de amplo alcance. Podemos falar que boa parte das pessoas, hoje, está em uma rede, ou mídia, social. E ão só pessoas, mas empresas também, desde grandes a pequenas. Sua concessionária está nas mídias sociais?

Por que minha concessionária precisa de redes sociais?

Através dela é possível divulgar conteúdo, ofertas e comunicados. Responder dúvidas e ajudar seu público. É uma oportunidade muito boa para crescer seu negócio.

Você toma cuidado ao usar as mídias sociais?

Agora, ão é porque é uma oportunidade que significa que é possível usá-la sem cuidado. Uma postagem ou comentário equivocado pode resultar em um desastre enorme, em termos de repercussão. É preciso saber o que fazer nas redes sociais, quais usas, o que comunicar em cada uma delas.

Como montar uma estratégia de redes sociais para sua concessionária?

Vamos dar cinco dicas para ajudar você a montar uma estratégia de comunicação para suas redes sociais. Essas cinco etapas vão ajudar a conseguir melhores resultados através desse importante canal de comunicação.

1- Entenda as diferenças entre as redes sociais

Cada rede social, seja Twitter, Instagram, Facebook, Linkedin ou outro, possui um público-alvo e um objetivo bem claro. Tratá-los como uma coisa só é um erro crasso.

É preciso que você, adentrando no mundo das redes sociais, saiba que cada tipo de rede possui uma linguagem específica, e que o público de cada uma delas está acostumado a interagir desta maneira. Isso vai envolver muita pesquisa, mas é um trabalho que rende frutos. 

2- Conheça seu público

Essa dica funciona em conjunto com a anterior. Cada rede social tem uma linguagem e um público específico. Isso quer dizer que basta você fazer perfil em todas as redes sociais existentes, por que em uma delas vão estar seus clientes? Isso é possível, mas é bastante trabalhoso e dificilmente efetivo.

Qual rede social eles preferem, qual combina mais com o seu perfil. E aí sim, foque nesta rede social. 

3- Rede sociais ão são panfletos

Você pode sim usar as redes sociais para divulgar ofertas em sua concessionária. Isso é uma opção válida, caso tenha um motivo. O que você ão deve fazer é tornar suas redes um balcão, ou um panfleto gigante. 

Esse é um erro que muitos cometem, em vários segmentos de negócios diferentes. Os resultados são sempre insatisfatórios, pois os possíveis clientes ão tem interesse e ão clicam nesse tipo de material, ainda mais exposto desta maneira. 

Você quer fazer anúncios? Existe uma maneira melhor do que um panfleto. Pode usar fotos de qualidade, caprichar na arte e outros. O resultado de um panfleto geralmente ão é positivo.

4- Foque no conteúdo

É ele quem traz e mantém seu público fiel e interessado, que faz com que cliquem em seus links, curtam e compartilhem seu material. Entender seu público também significa saber o que eles querem saber de você.

Você tem um blog? Publique seu conteúdo em suas redes. Suas postagens precisam ter uma mensagem para falar. Algo que enriqueça, que faça com que as pessoas queiram acompanhar, queiram saber o que você diz. 

5- Crie vínculos

Mais do que postar conteúdo que você acha interessante, ão esqueça que o objetivo principal das redes sociais é justamente criar vínculos. Esse precisa ser seu objetivo.

Hoje é possível publicar vídeos, fazer enquetes. Use essas possibilidades para conversar com seu público. Eles querem saber sobre revisão periódica? Faça um vídeo a respeito. Dúvidas sobre financiamento? Responda. 

O importante é ter esse canal de comunicação aberto com seu público.

6- Stories

Algumas redes sociais hoje possuem uma função chamada “stories”, em que você posta um pequeno vídeo, com duração de tempo limitada. Apesar do conteúdo ser breve, é uma estratégia que ajuda no engajamento, pois os usuários estão sempre acompanhando, sempre assistindo esse material.

Isso permite um ível de interação superior. Através de enquetes, links e menções, você consegue atingir um bom público. Esses links podem ser desde materiais até mesmo produtos e serviços.

Outra opção é fazer lives e conteúdo ao vivo. É uma ótima opção para interagir com seu público, seja respondendo dúvidas, mostrando serviço ou outro.

As redes sociais podem ser importantes aliadas para sua concessionária. Usadas com cuidado e eficiência, vai agregar em seu relacionamento com os clientes e no valor de sua marca. Mas sempre com um planejamento bem claro sobre o que se busca, o que se vai fazer.

Conheça a solução de Mídias Sociais da Lead Force e construa uma estratégia sólida e eficiente agora mesmo, marque uma DEMO e comprove! 

Veja também

Análise de dados: a importância para sua concessionária

O que é o inbound marketing

Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.