Como funciona a Automação de Marketing para concessionários?


Modernizar ão significa só fazer um site novo ou começar a postar nas redes sociais. Envolve um refinamento dos processos de sua concessionária, buscando ser o mais produtivo possível. E, para isso, é recomendado que você busque a automação para todos os processos possíveis.

O que é automação?

Automação nada mais é do que otimizar processos, fazendo com que eles deixem de depender do fator humano para a sua realização. Com isso você aumenta o úmero de demandas que podem ser executadas, porque muitas sua equipe ão precisa se preocupar. Basta deixar que o sistema executa o processo.

Um exemplo: o CRM Syonet possui, entre suas funções, uma calculadora de quilômetros percorridos. Ele prevê quando o veículo vai atingir a distância percorrida para receber a manutenção periódica. Quando isso acontece, ele pode ser programado para enviar um SMS para o cliente, perguntando se o valor previsto já foi atingido, e chamando para a revisão programada. Sim, todo o processo sem a participação de um humano. O sistema envia mensagem, recebe a resposta, e caso positivo, já agenda o serviço.

Vantagens da automação

Sua concessionária adotar a automação como prática é importante porque vai oferecer diversas vantagens. Conheça as principais:

1- Melhoria nos processos internos

Você consegue reduzir o tempo gasto em determinadas atividades, e também diminuir a chance de erro. Sua concessionária fica mais produtiva, e precisando de menos funcionários para executar tudo.

2- Redução do tempo gasto em determinadas tarefas

Sabe aquelas tarefas chatas e repetitivas? Esqueça delas! A automação permite que você ão precise mais se preocupar com determinadas tarefas. Em alguns casos, como preencher formulários e relatórios, você pode fazer apenas uma vez, e integrá-los para outros. O objetivo é reduzir o retrabalho e também aquelas tarefas mecânicas, que, apesar de necessárias, agregam pouco. Quanto mais rápido e menos repetitivo, melhor.

3- Maior controle sobre a logística da concessionária

Quanto mais automatizado seu processo, maior vai ser seu controle sobre sua concessionária. Se você insere tudo no mesmo sistema, além do tempo de execução de tarefas ser menor, a chance de eventuais erros reduzem também. 

Um exemplo é o uso da mesma ferramenta para medir o úmero de veículos que entram e saem do estoque, e também o úmero de vendas. Se você usar ferramentas diferentes, a chance de acontecer um equívoco é grande. A Lead pensando nisso desenvolveu o GiroCar, um integrador de estoque que pode aumentar suas vendas em 35% com imagens em 360° por dentro e por fora dos seus veículos. Mas se usar a mesma ferramenta, ou integrá-las, impede que você venda um veículo que ão tem, por exemplo.

A Lead Force recomenda o módulo de KPIs Indicadores de Performance do CRM Syonet. Ele permite que você veja todos os principais indicadores de sua concessionária em dashboards personalizáveis. Leads recebidos, fluxos de loja, úmero de veículos, andamento de negociações, agendamentos. Tudo isso em um único lugar. Clique no link para mais informações.

4- Melhora o relacionamento com o cliente

A automação também é uma aliada fundamental para um melhor relacionamento com clientes. Pode ão parecer, já que sempre falamos sobre a importância de uma interação humanizado, mas a automação é sim uma aliada do relacionamento com o cliente de sua concessionária.

Isso porque a automação consegue agir como um filtro. Ele permite um atendimento mais ágil, sem deixar o usuário esperando e também colhendo as informações relevantes. Com isso, quando o seu atendimento assumir a interação, ele já receberá os dados do cliente e o porquê do contato, facilitando seu trabalho.

A Lead Force possui o seu Chat-Robô, uma inteligência artificial que fica inserida no site, ou landing page, de sua concessionária. É um vendedor que trabalha 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano, atendendo suas oportunidades. Caso necessário, o vendedor humano pode assumir a conversa. Clique no link e saiba como o chat-robô pode mudar sua concessionária!

Automatizar os processos de sua concessionária é modernizar e melhorar tudo, tornando o funcionamento dela mais organizado. Sua concessionária quer ser moderna, ser uma concessionária digital? Então automação é o que você precisa fazer!

Veja também

Marketing automotivo: 10 dicas que você precisa aplicar na sua concessionária


Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.