Chatbot: veja porque a sua concessionária precisa ter todos os formatos


Como sempre falamos, sua concessionária precisa estar sempre atenta a novas formas de se comunicar com possíveis clientes. Junto a redes sociais, WhatsApp e outros, também é possível atingir seu público com chatbot. 

O que é o chatbot?

Chatbot é um robô, uma inteligência artificial criada para interagir com usuários. Ele é instalado em seu site, e é capaz de, com algumas limitações, conversar. Ele faz perguntas pré-programadas, e pode também responder, dependendo da programação. Seu objetivo é converter um possível lead, deixando-o mais pronto para a conversão.

Você já deve ter visto um chatbot antes. É aquela janelinha que aparece com chat quando você entra na página, pedindo para conversar. Cada sistema tem o seu próprio modelo, mas é bem fácil de identificar.

Vinte e quatro horas por dia, sete dias por semana. Se algum usuário entrar em seu site, poderá interagir com seu robô. Basta programar para que este robô coloque o usuário em uma jornada de compra.

Por que sua concessionária precisa de chatbot?

Se ele deseja comprar um veículo, ele vai pesquisar em outros lugares, outras concessionárias. E sua escolha vai ser baseada ão só no preço, mas também no melhor atendimento.

Um chatbot vai permitir que você consiga atingir esse cliente. Vai permitir que o robô adiante a conversa e entregue um lead já nutrido para o atendimento, talvez apenas faltando fechar.

Tipos de chatbot

Existe mais de um tipo de chatbot disponível. Conheça-os melhor:

Chatbot baseado em regras

O chatbot baseado em regras é um modelo mais simples, mas ainda muito funcional. Com ele, você programa uma série de perguntas e respostas, que são acionadas quando o usuário escreve algo específico. É possível então criar uma espécie de caminho pré-determinado, para o seu robô levar o usuário até o ponto desejado, talvez já captando os dados desejados.

Chatbot com inteligência artificial

Esse é um modelo mais refinado do anterior. Apesar de também possuir perguntas e respostas já registradas, ele consegue “aprender” melhor. Com o tempo, ele começa a depender menos do que foi registrado, e começa a realmente entender melhor as questões que recebe. Isso vai melhorar o atendimento em questão, tornando-o mais orgânico.

Por que sua concessionária precisa de ambos?

Porque através desses robôs você vai, ao mesmo tempo, conseguir atender clientes em todos os horários, com o sistema mais simples, baseado em regras, e também vai conseguir nutrir melhor seus leads e os deixar mais prontos, antes do atendimento. Porque depois de conversar com a inteligência artificial, quando o atendimento humano assumir, ele já terá informações mais claras, um caminho definido. Isso vai poupar tempo de sua equipe de atendimento.

O chatbot pode ser um importante aliado de sua concessionária, ajudando a melhorar o relacionamento com os seus clientes, e facilitando o trabalho do atendimento. Seus clientes são seu maior bem, é preciso sempre atendê-los. 

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