10 Dicas de Marketing Digital Automotivo para potencializar resultados em 2022

04 jan 2022 Karina Rauta

Quando falamos em Marketing Digital, o que define o sucesso desta abordagem estratégica é o planejamento. Ainda que a pandemia tenha impulsionado a competitividade no meio digital e tenha modificado os hábitos de consumo, os objetivos essenciais de negócio se mantêm: conquistar e fidelizar clientes. 

E pensando nesses objetivos, você sabe identificar as oportunidades para transformar leads em clientes? 

Nós separamos 10 dicas divididas em três etapas para você atrair, conquistar e converter mais este ano. 

Seja atraente para atrair

Para atrair mais leads qualificados é preciso combinar ações e estratégias para alcançar clientes em diferentes contextos

Para atrair clientes, o primeiro passo é descobrir como encontrá-los. 

Um famoso ditado popular diz que quem não é visto, não é lembrado. Por isso, uma estratégia que vai te ajudar a estar em evidência, atrair novos clientes e potencializar seus resultados é a combinação de ações de tráfego orgânico e pago.

1- SEO 

O SEO é um aliado importante no processo de direcionar leads para seu site. Ele é um dos pilares do marketing digital, pois em comparação direta com o tráfego pago, seus resultados são prolongados, mas consistentes e pontuais. 

Quando o dinheiro de uma campanha acaba, sua visibilidade é afetada de forma direta. Enquanto um conteúdo otimizado com o SEO, não sofrerá impactos em sua performance.

Nossos clientes se beneficiam das melhores práticas, que colocam seus sites nas primeiras posições de busca graças às técnicas avançadas da nossa equipe. Só uma empresa especializada e focada no mercado automotivo pode ajudar nisso.

Veja também: 

SEO: Por que sua concessionária precisa estar no topo?

10 dicas para ter o site da sua concessionária na primeira página do Google 

2- Anúncios 

Vale lembrar que trabalhar com SEO não dispensa o uso de campanhas pagas. Os anúncios são importantes para elevar resultados, pois eles te permitem alcançar um maior número de potenciais clientes em menor tempo. 

Com a mídia paga, sua concessionária terá destaque quando alguém buscar determinada palavra-chave. Os links patrocinados também te permitem identificar de forma mais específica quem é o seu público-alvo e direcionar suas campanhas de forma segmentada.

E com a ajuda de uma equipe especializada em Marketing Automotivo, você pode potencializar seus resultados e deixar sua concessionária na primeira página da Google. Com os anúncios do Google Ads, é possível acompanhar, medir o desempenho de suas campanhas e identificar quantas vezes eles foram impressos, visualizados e clicados.

Os resultados vão te ajudar a entender melhor e alocar mais recursos em um canal ou outro, mas lembrando que um não excluiu o outro, essas ações com Google Ads, Insta e Facebook Ads, LinkedIn e Waze Ads devem estar em conjunto e andarem juntas, pois os canais se complementam. 

3- Landing Pages

Todo plano deve ter um propósito no processo para atração de novos clientes e neste caso, a landing page pode ser o fechamento do primeiro ciclo: a captação de leads. As páginas de conversão são criadas com o propósito de levar o usuário até uma “ação”.  

No contexto de atrair leads você pode construir sua landing page para divulgar e informar sobre lançamentos e ofertas de produtos ou serviços, mas é preciso que ela tenha total compatibilidade com o seu site e esteja totalmente conectada ao veículo ou serviços prestados e não menos importante o campo de conversão no qual você pode conquistar um novo lead. 

Alguns clientes utilizam estratégias de conversão imediata que complementam outras soluções nossas, como por exemplo o clique e ligue, uma solução que liga automaticamente para o seu cliente de forma rápida, segura e efetiva. A solução é anexada na sua Landing Page de lançamento de um veículo, tornando sua promoção muito mais atrativa e que gera resultado.

4- Responsividade 

Quando falamos sobre atração, a forma como sua landing page ou site é visualizada também é importante. A última pesquisa divulgada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), revelou que somente no mês de dezembro de 2020, o Brasil registrou mais de 234 milhões de acessos móveis à internet. 

 Adaptar seu conteúdo para melhor visualização em dispositivos móveis garante que a entrega do seu conteúdo será integral e contribui para que você mantenha uma boa reputação online. A falta de responsividade pode fazer seu visitante perder o interesse em conhecer mais sobre o seu produto ou serviço e afetar sua relevância, pois desde 2015 o Google prioriza páginas que estão otimizadas para celulares e tablets. 

Nós da Lead Force garantimos que o seu site padrão montadora, premium, landing page ou portal de seminovos estará totalmente responsivo para dispositivos móveis e nós estamos totalmente dentro dos padrões de excelência com base nos processos que as montadoras exigem.

Seu conteúdo conquista 

A produção de conteúdo demonstra o valor do seu produto ou serviço para seu cliente

Após atrair é preciso conquistar! A produção de conteúdo de qualidade vai refletir de forma direta nos seus resultados. 

 5- Inbound Marketing 

Para conquistar, sua concessionária precisa transmitir confiança e a melhor forma para demonstrar segurança no meio digital é por meio do Inbound Marketing. Essa estratégia consiste na criação de conteúdo com informações pertinentes sobre seu produto ou serviço. 

Usar esta estratégia vai trazer mais autoridade para seu negócio e consequentemente transformá-lo em referência no setor. 

6- Redes sociais 

Conquistar a permanência e relevância é quase um sinônimo para relacionamento e a melhor forma de construir e fortalecer sua comunicação com seus leads e clientes é com as redes sociais. É importante lembrar que para ter resultados reais, é preciso ter máxima performance.

Mais do que um espaço para divulgar sua concessionária, elas podem ser usadas para responder dúvidas, interagir, medir a proximidade do público com a sua marca e divulgar o conteúdo de inbound marketing. 

Ao avançar em relacionamento, é importante se certificar de que sua estratégia está bem definida, tendo em vista o perfil, preferências e necessidades específicas do seu público e da mídia escolhida. 

O que vai gerar mais resultados no seu Instagram: Stories ou Reels? Se você não sabe responder essa pergunta, a Lead Force sabe. Somos líder em Inteligência de Marketing Digital e uma de nossas especialidades está na criação e administração de conteúdos para redes sociais. Construímos campanhas de vendas, estratégias de engajamento com mensuração do impacto de cada ação. 

 7- E-Mail Marketing

Para aprofundar o relacionamento com seu cliente e nutrir sua base de leads, o e-mail marketing é o melhor meio de comunicação. Diferente das redes sociais, em que a adesão está sujeita à preferência do usuário, o e-mail é de uso universal. 

A plataforma também possui o melhor custo-benefício e o contato pode ser constante e automatizado. É possível segmentar conteúdo, alinhá-lo às expectativas dos usuários e adaptar estratégias para que você consiga entregar o que eles desejam.

A Lead Force recomenda o Mailtop como solução especializada em disparo de campanhas de e-mail marketing no setor automotivo. Com a ferramenta, é possível criar fluxos de automação, personalizar templates, pontuar leads e muito mais. 

Atendimento é o que une atração à conversão

O atendimento é o momento que define a conversão do lead para cliente

O atendimento é um dos fatores decisivos para converter um lead em cliente. Em meio à competitividade do meio digital, oferecer um bom atendimento e solucionar os problemas e dúvidas de seus clientes de modo rápido e eficaz, define o futuro de uma negociação. 

Para isso, a Lead Force conta com três soluções específicas para sua concessionária oferecer o melhor atendimento ao cliente. Você vai conhecê-las melhor, a seguir. 

8- Auto Commerce 

Reduzir a burocracia no processo de compra pode diminuir a jornada do cliente. Com isso, você pode converter mais rápido, em menor tempo. Uma forma de aumentar suas oportunidades de vendas é o Auto Commerce

A solução permite que seu cliente faça suas compras 100% online, a qualquer hora, de qualquer lugar. Entre as opções disponíveis estão vendas de novos, seminovos, acessórios, seguros, pacotes de revisão e muito mais. 

9- Chat-robô

Quando pensamos em atendimento é importante considerar as preferências em meios de comunicação. Para aqueles que preferem receber mensagens, o Chat-robô oferece atendimento personalizado 24 horas por dia. 

Ele é integrado com ligação no diálogo, realiza agendamentos de pós-vendas e pode exibir vídeos durante a conversa. Caso seu cliente não encontre o que deseja, você pode transferi-lo para um atendente humano. 

Veja números reais de clientes da Lead Force que estão convertendo muito mais com o Chat Robô exclusivo, pois obtiveram um aumento médio de 40% na captação de leads.

10- Whatsforce Plus 

 O WhatsApp é indispensável como meio de comunicação e de atendimento, pois grande parte das negociações ocorrem na plataforma. 

Para impulsionar as vendas da sua concessionária, o Whatsforce Plus, uma API Oficial do WhatsApp Business, possibilita o uso de um único número, que pode ser utilizado por todos os departamentos da sua empresa. Com ele é possível automatizar o envio de mensagens e todas as informações são registradas no seu CRM.

Whatsforce Plus é a solução de autoatendimento da Lead Force que gera resultado.Inicie  o ano com uma estratégia de marketing inteligente. Mapeie cada momento da jornada do seu cliente e converta muito mais.  



       

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