Whatsapp como sistema de gestão de clientes


Todos sabemos que, hoje em dia, o WhatsApp é uma das maiores redes sociais, e continua crescendo. Para exemplo, o úmero de usuários ativos por mês aumentou em 30% entre 2017 e 2018, ultrapassando o Facebook. É o aplicativo mais popular do planeta, tendo mais uso em países como o Brasil, Canadá e Reino Unido.

Embora o Facebook tenha liderado em úmero de usuários ativos no ano de 2018 no planeta, o ganhador no Brasil foi o WhatsApp. Isso mostra a grande popularidade do aplicativo - e também, a grande oportunidade de mercado. Afinal, qual o melhor lugar para divulgar o seu negócio? O que tem mais pessoas disponíveis para consumir aquele conteúdo, é claro. E o WhatsApp, além de ser uma ótima ferramenta de divulgação, é eficaz para funcionar como um sistema de gestão de clientes.

É um novo caminho para ter contato com todos que tenham interesse nos seus negócios. O Facebook permite contato com potenciais clientes, mas pelo WhatsApp, além de atendimento a prospects, você também pode melhorar o relacionamento com os clientes que você já tem.

A ferramenta traz rapidez ao diálogo, além da possibilidade de enviar arquivos e imagens, ter controle do histórico de conversas, tirar dúvidas, dar orientações, receber feedback e mais. Uma ótima opção para pós-vendas ou informações ao cliente.

Utilizar o WhatsApp para negócios é ão só vantajoso para você como também para o cliente. Você tem uma entregabilidade garantida, já que o aplicativo certifica o recebimento da mensagem. A probabilidade de o contato lê-la também é alta, pois estará no aplicativo que ele usa todo dia para conversar com amigos e familiares - ele irá ao menos ver que recebeu sua mensagem.


Seguem aqui algumas dicas para que você possa otimizar o uso de WhatsApp no seu negócio:

Divulgação do seu úmero WhatsApp

Quanto mais seu úmero de WhatsApp for divulgado, melhor. Aumenta o seu alcance, a chance de ganhar mais clientes e mostra aos contatos que você tem um canal de comunicação acessível. Coloque o úmero no seu site, outras redes sociais e até material impresso que você tenha.

Horários de atendimento

É importante também divulgar os horários de atendimento deste canal. O cliente ão pode ficar sem resposta, já que pode desistir dos seus serviços se achar que ão está sendo bem atendido.

Chat Robô

Cadastre respostas e menus automatizados para ajudar no seu atendimento. O cliente entra em contato e através do próprio sistema é direcionado ao setor que procura. Mensagens de boas vindas, informações e direcionamento ao setor: comercial, pós-vendas, oficina, o que o cliente precisar.

Agenda de Contatos

Salve todos os contatos que entram em contato com as informações que eles fornecem. Manter a sua agenda organizada é a melhor forma de ter as informações necessárias à mão e se comunicar com os clientes mais facilmente.

Ferramenta de Trabalho

Trate o seu WhatsApp e as suas conversas como são: trabalho. Cuide a quantidade de mensagens que você envia, para que isso ão se torne um incômodo ao cliente. Mantenha, também, a sua comunicação profissional: imagens, identificação do perfil e linguagem.

Envio de campanhas

Crie listas para envio de campanhas, de acordo com as informações de cada cliente e onde ele está na jornada de compra. Você pode divulgar promoções, feirões, condições de compra e qualquer outra campanha ativa.


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