Saiba como Chatbots podem ser usados para aumentar vendas!

26 fev 2021 Lead Force

Sua empresa já usa um chatbot? Essa ferramenta pode ser usada para melhorar e MUITO o seu relacionamento com o cliente e aumentar suas vendas.

Quer saber como?

O que é um chatbot

Chatbots são assistentes virtuais que estão disponíveis o tempo todo! Esta ferramenta permite que você programe perguntas e respostas que simulem um discurso humano. Você pode programá-lo para atender clientes 24hrs por dia!.

Ter um bot disponível em seu site ou em suas redes sociais, permite um alcance diferenciado para solução de dúvidas de clientes, informações sobre seu produto em qualquer horário, atendimento personalizado e até mesmo, a responsabilidade por receber primeiro os possíveis leads.

Organizado em um fluxograma, com perguntas e respostas definidas, a inteligência artificial guia o usuário por um caminho pré-definido e isso agiliza o atendimento, afinal, chatbots podem responder rapidamente às perguntas mais fáceis e burocráticas, possibilitando que os seus atendentes humanos tenham um melhor desempenho para solucionar questões mais complexas.

Tipos de chatbot

Existem dois tipos de chatbot no mercado: aqueles baseados em regras e aqueles com uma inteligência artificial mais elaborada. Conheça-os melhor:

Chatbot baseado em regras

Modelo mais simples, o chatbot baseado em regras funciona com uma programação que, conforme o usuário escreve sua pergunta, o sistema lê palavras-chave e compara com as que estão registradas no sistema. 

Ele é pouco mais que um FAQ (Frequently Asked Questions, ou Perguntas Frequentes), que interage com o que o usuário pergunta. Cada resposta é inserida pelo desenvolvedor e caso nenhuma palavra-chave conhecida esteja na pergunta, o bot irái responder algo como “não entendi a pergunta”.

Chatbot com inteligência artificial

Esse tipo de robô já possui uma inteligência artificial mais refinada. Apesar de ter perguntas e respostas registradas, como no modelo anterior, ele também funciona a partir de perguntas realizadas. 

A diferença é que ele registra todas as palavras nas perguntas que recebe, e começa a refinar seu sistema de respostas. Com o tempo ele se torna menos dependente de palavras-chave, e começa a entender melhor as questões.

O chatbot é uma ferramenta de relacionamento com o cliente e a sua concessionária, precisa ter múltiplos canais abertos para facilitar o acesso do público em todos os momentos, e é exatamente neste ponto ele é uma das melhores soluções para o seu negócio.

Conforme aumentam os acessos online no mercado automotivo, cada vez mais é preciso estar presente nesse meio. Enquanto as ligações via telefone diminuem, aplicativos como WhatsApp e Facebook Messenger ganham força. Se você não quer ficar para trás, é preciso ter uma presença online forte.

Você pode usar um chatbot na sua concessionária de diversas maneiras. As mais comuns são:

Otimize o atendimento ao cliente

Como essa ferramenta responde perguntas que já estão registradas, o uso mais óbvio do chatbot é simplificar o atendimento ao cliente. Você programa o sistema para responder as perguntas mais frequentes, o que complementa de forma eficaz o trabalho do vendedor. Agora ele pode focar em responder as questões mais complexas.

O mesmo sistema permite que o cliente sempre receba uma resposta, nem que seja um pedido para que aguarde o contato de um vendedor. Quem está acostumado a lidar com público sabe que uma pergunta não respondida é sempre o pior dos cenários.

Se sua concessionária recebe muitas mensagens ao mesmo tempo, um chatbot permite que você não precise aumentar o tamanho de sua equipe para atender a todos. Ele consegue lidar com as questões mais banais, filtrando para seus vendedores os temas que realmente demandam sua atenção.

Aumente o envolvimento com os visitantes

Durante a jornada de compra, os clientes percorrem diversos passos até chegar na hora de tomar a decisão. A presença do chatbot permite que você participe com mais facilidade do processo. 

Se o cliente está procurando um carro, o chatbot vai perguntar seu interesse, falar sobre as opções disponíveis, talvez sugerir uma visita na sua loja. Isso sem a necessidade de um vendedor operando. É um sistema autônomo, mas que pode trazer diversos benefícios para sua concessionária.

Como usar o chatbot para aumentar minhas vendas?

O chatbot também possui opções que podem ajudar você a aumentar as vendas de sua concessionária. Conheça-as aqui:

Adquirindo informações dos leads

Quando alguém começa a interagir com o chatbot, ele já começa a pegar informações do usuário. Histórico, dados e outros. Com isso, ele consegue identificar possíveis clientes.

De posse dessas informações, o bot pode enviar materiais para cativar esse lead e tudo isso fica salvo no sistema.

Divulgação de promoções e ofertas

Com os dados que o chatbot conseguiu de seus clientes, ele sabe sobre o histórico e interesses dele. Com isso, ele consegue enviar promoções e ofertas que ele julga relevantes para esse cliente, segmentando as ofertas disponíveis. 

Aumentar o engajamento do cliente

Através de todas as possibilidades que um chatbot oferece, é possível aumentar o engajamento com o seu cliente, afinal, um bot está  sempre disponível, respondendo dúvidas, encaminhando material, analisando os interesses e atender várias pessoas ao mesmo tempo. 

Usado de maneira correta, o chatbot permite um maior acompanhamento durante o funil de vendas e aprimora o relacionamento com os clientes e o tratamento dos leads.

A Lead Force é a multiplataforma de marketing e estratégias digitais automotivas que mais gera e converte leads no Brasil. Acompanhe nosso blog e tenha acesso as melhores dicas para impulsionar os negócios de sua concessionária!

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Lead Force

A Lead Force é uma empresa de Marketing Digital especializada em Performance com foco em: Captação, Gestão e Conversão de Leads.

       

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