Relacionamento com o cliente

03 set 2020 Débora Costa

O Marketing de Relacionamento vem se mostrando mais preciso do que nunca nestes últimos tempos, afinal, este tipo de estratégia que tem como objetivo a fidelização dos clientes, não serve apenas para gerar a venda de produtos e serviços mas, para tornar o seu cliente um fã da empresa!

Vejamos o cenário automotivo : Todas as concessionárias estão vendendo veículos automotivos, na sua cidade pode haver muitas concessionárias da mesma montadora, com valores de produto parecidos ou com pouca diferenciação em termos de preço. O que fazer para se destacar e atrair clientes?

Conheça o DNA do seu público

Reconhecer quem é o seu público alvo, conseguir  comunicar-se de maneira próxima e com conteúdos relevantes,  gerando um bom relacionamento com o  cliente é algo fundamental para qualquer empresa que deseja se destacar frente aos concorrentes. 

Dicas indispensáveis :

1.  Pesquisas: Faça uma pesquisa sempre que possível, durante um evento, uma live, após o cliente efetuar uma compra.  Pode ser através de Landing Pages enviadas pelo Whats App ou via e-mail marketing . A dica é sempre entregar um “mimo” ou benefício ao público da pesquisa. Exemplo : preencha uma pesquisa e ganhe uma troca de óleo na sua próxima visita.

2. Google analytics : essa ferramenta é super importante, pois através dela, você visualiza dados por canais de acesso e dados demográficos como sexo e idade. Usando essa ferramenta você  também consegue alguns dados de localização.

3.  Persona: As montadoras desenham a persona de cada carro, dando vida com celebridades que tenham características que a marca deseja, sendo assim, associam personalidades ao carro ou moto como por exemplo: jovem, antenado, empresário, maduro, pai de família e etc.

Estude e analise as características que a montadora já trás como diferenciais para aquele veículo. Traga essa persona para a realidade da concessionária cruzando os dados de sexo, idade e profissão dos clientes que efetuaram compra na sua concessionária.

Métodos de comunicação direta:

O e-mail marketing tem total relevância! Mas o consumidor mudou, e o seu conteúdo também precisa mudar. Receber repetidamente ofertas e tentativas exacerbadas de vendas, não é o que o seu cliente deseja. A taxa de abertura ou descadastro estará diretamente ligada à quantidade de emails recebidos e à qualidade do e-mail enviado.

Receber um e-mail de retorno após agendar um serviço ou preencher um pedido de orçamento é autentico e educado.  Enviar uma oferta exclusiva de uma ação como Feirão ou Black Friday é essencial, afinal são eventos esperados pelo consumidos e não acontecem sempre. Informar sobre um lançamento, um curso ou enviar dicas, demonstra envolvimento, realizar um convite para eventos digitais da concessionária e utilizar uma linguagem amigável, fará com que ele sinta-se exclusivo e sua concessionária seja lembrada.

Utilize de forma eficaz esta ferramenta de comunicação mas, não exagere… não envie materiais e ofertas todos os dias. Coloque-se na posição do cliente e perceba que, assim como você mesmo acaba saindo de grupos ou bloqueando contatos inúmeras vezes, por sentir-se incomodado com o exagero de informações, o seu cliente também irá sentir-se assim. Você deve ser lembrado pelo seu público, mas deve manter uma visão positiva para ele, afinal ultrapassar limites pode gerar um bloqueio de contato ou até o banimento de sua conta business.

Use as Redes Sociais a seu favor! 
Não transforme as suas redes em classificados. As redes sociais como Facebook e o Instagram, tem como objetivo principal o relacionamento, a aproximação com as pessoas, o nome já diz tudo “ redes sociais” .
Podemos postar ofertas no feed e no storie mas, não deve ser o conteúdo exclusivo. Postar curiosidades sobre a equipe, dia a dia da concessionária e afins, irá humanizar a marca e trará reconhecimento e empatia do consumidor. Faça sorteios, estimule envolvimento com campanhas de engajamento. Aposte em dicas e lives com conteúdos interessantes.
Deixe o feed e o storie mais humanizado e utilize anúncios e para divulgar ofertas.

Ligue para o cliente.

Realize esta estratégia apenas para aqueles que sinalizem o desejo de serem contatados via telefone e faça-o no turno da tarde. Deixe uma boa impressão, respondendo alguma solicitação ou informando uma novidade exclusiva, assim você demonstra empatia e cria um vínculo amigável

O telefone é uma ferramenta de controle de qualidade no atendimento da sua concessionária :  Você sabia que com o uso do nosso Call Tracking você poderá ouvir as ligações com os clientes e ter um controle de qualidade do atendimento que eles recebem? Tendo acesso as ligações, você percebe gaps de tempo de resposta, tempo de atendimento e avalia o modo de linguagem dos seus colaboradores com o cliente ….

O relacionamento  gera aproximação, relevância, credibilidade. Mantendo foco nestas dicas e exercendo-as de maneira inteligente, a fidelização da sua marca ou consumo de um produto e serviço irá prosperar.

É preciso ser criativo dentro de um mercado com produtos ou serviços iguais e preços que se equiparam, sendo assim, ao criar um relação sólida com o cliente, a sua concessionária ganha um grande diferencial.

O Marketing de Relacionamento é o pilar principal para um vínculo contínuo entre empresa e cliente.
Ser ouvido e ter alguém que realmente se preocupe com o que você precisa são fatores fundamentais.
Afinal, quem é que não gosta de ser bem tratado e de se sentir especial? Seu cliente busca isso!


       

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