Por que as concessionárias devem utilizar uma ferramenta de Marketing Digital?

05 jan 2018 Lead Force

O marketing digital vem crescendo dia após dia e você deve preparar a sua concessionária para esse novo mundo do marketing.

Uma das dúvidas que pairam sobre a cabeça dos clientes é se vale a pena trocar o marketing tradicional pelo o marketing digital.

Você pode ter ouvido isso muitas vezes, mas se você não estiver usando o mundo digital em seus planos de marketing, você está perdendo uma grande parcela de clientes.

Simplificando, o marketing tradicional já não funciona como antes. E não deve ser usado pelas concessionárias de automóveis.

De acordo com a pesquisa da Datafolha, a publicidade tradicional, como spots de rádio, anúncios de TV e outdoors, traz um lucro total médio de R$ 1.702 por veículo, enquanto o marketing digital traz R$ 2.514 por venda.

Os consumidores pesquisam e fazem compras em canais digitais e os revendedores devem passar a ser alvo digital para adquirir novos clientes.

O estudo mostra que o marketing digital para o setor automotivo traz mais lucro do que os canais de comercialização tradicionais.

O marketing digital inclui canais como sites, e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. Não só o marketing digital traz mais receita por carro vendido, como também custa muito menos.

A pesquisa descobriu também que custa R$ 150 de marketing digital para vender um carro em comparação com R$ 1.581 na mídia tradicional.

Isso se traduz em pagar 10 vezes mais do que o necessário se você usar estratégias tradicionais.

Isso não quer dizer que a mídia tradicional deve ser deixada para trás. Certamente tem seu lugar, mas as concessionárias devem se usar o marketing digital junto com os canais de publicidade tradicionais.

À medida que os consumidores se tornam mais inteligentes digitalmente, eles esperam ser atendidos através dos canais digitais.

Se a sua concessionária não fizer isto, certamente você estará perdendo uma gama enorme de clientes!

De acordo com um estudo da SiriusDecisions, 67% da viagem do comprador está agora sendo feita digitalmente.

Os consumidores usam canais digitais para pesquisar e decidir qual concessionária eles vão visitar

Durante esta importante fase de pesquisa, você precisa garantir que sua concessionária seja uma das opções consideradas.

Aqui estão 7 estratégias digitais a serem consideradas no início da pesquisa do comprador até a compra final:

 

1. Pesquisa:

 

A pesquisa da G / O Digital revelou que 30% dos consumidores vão direto aos sites de pesquisa quando começam a pensar em comprar algum veículo.

A presença on-line de uma concessionária é um fator importante para determinar o sucesso neste ponto inicial na viagem de compra.

Forte estratégias de Search Engine Optimization (SEO) garantirão que os compradores de carros possam encontrar sua concessionária em resultados de pesquisa.

Uma estratégia abrangente de SEO deve incluir seu site, otimização de palavras-chave, campanhas de pagamento por clique, criação de links, gerenciamento de reputação on-line e conteúdo de qualidade.

2. Comentários on-line:

 

De acordo com um estudo da Digital Air Strike, uma grande porcentagem de compradores de automóveis se volta para sites de opinião on-line antes de fazer uma compra.

Na verdade, 70% dos compradores de automóveis dizem que os sites de opinião influenciam aonde eles optam por ir.

Além disso, 24% consideram os sites de opinião como o fator “mais útil” quando se trata de tomar decisões de compra.

Certifique-se de monitorar suas críticas on-line, responder de forma rápida e construtiva a comentários negativos e, muitas vezes, encorajar seus clientes a deixar comentários sobre sua experiência de compra.

 

3. Invista em conteúdos responsivos para dispositivos móveis:

 

É a idade do “Mobilegeddon” e suas mensagens de website, conteúdo e marketing devem ser otimizadas para dispositivos móveis.

Quando um consumidor visita uma página que não é responsiva para dispositivos móveis, eles sairão rapidamente em busca de um concorrente que possa oferecer uma experiência móvel otimizada.

Uma pesquisa feita pelo site americano cars.com mostra que 63% dos compradores de carros examinam a mercadoria on-line por meio de celular enquanto faz compras fisicamente em um lote automático:

“Do conteúdo móvel procurado por esses compradores, 51% pertence a preços, pagamentos e ofertas, e 29% são informações de inventário”

Esses números indicam que um grande número de clientes estão confiando em dispositivos móveis, não apenas para pesquisas preliminares, mas também quando tomam decisões finais sobre o que comprar e onde:

“Com base no crescente uso de dispositivos móveis ao longo da viagem de compra, desde a pesquisa inicial até a final compra, o celular nunca foi mais importante para concessionárias de automóveis”

 

4. E-mail:

 

Quando feito corretamente, o marketing por e-mail é um canal altamente eficaz para concessionárias.

A segmentação é a chave para criar e-mails que se convertam.

A pesquisa da G / O Digital mostra que 35% dos compradores de carros querem emails adaptados com base em seus interesses.

Além disso, 28% disseram que clicariam em um e-mail de uma concessionária se incluíssem informações sobre um estilo, cor ou modelo em que eles estavam interessados. E se os consumidores receberem e-mails impessoais (ou seja, não são específicos de seus interesses ou localização), 23% são menos propensos a visitar o site do revendedor e 32% sentem-se irritados ou ressentidos com essa concessionária.

Com a sofisticação dos conjuntos de dados de hoje, os e-mails podem ser segmentados e direcionados por uma grande variedade de seleções, como:

  • Marca
  • Modelo exato do veículo atual
  • Valor do carro
  • Valor do carro que atualmente o cliente conduz

Essa segmentação é só um começo, nós ainda podemos segmentar a lista com os seguintes dados:

  • Demográficos
  • Renda
  • Etnia
  • Passatempos
  • Quantidade de crianças

5. Mídia social:

 

De acordo com o conselho da CMO, 1 em 4 compradores de automóveis fala sobre comprar um carro novo em mídias sociais e 38% dizem que irão consultar sites sociais antes de comprar um veículo.

O Facebook também é muito popular entre os consumidores automotivos sociais – 84% dos compradores automotivos estão no Facebook e 24% deles usaram o Facebook como um recurso para fazer suas compras de veículos.

A mídia social é uma maneira extremamente importante para a indústria automotiva se conectar com compradores de carros novos.

Ela não só servem para indicar compradores em tempo real, mas também faz com que os revendedores utilizem suas mídias para fidelizar o cliente e influenciá-lo numa possível  decisão de compra.

Ao usar os canais sociais, certifique-se de compartilhar o conteúdo envolvente em diferentes canais sociais, postar fotos, participar de conversas em suas páginas sociais, revisões de métricas sociais e ter suas informações de contato facilmente acessíveis: (localização, horas, e-mail e telefone)

 

 

6. Publicidade em mídia social:

 

Além de ter uma presença social e interagir em plataformas sociais, os consumidores podem ser direcionados com extrema precisão através da publicidade social.

Se apenas começando com publicidade paga em social, um ótimo lugar para começar é no Facebook.

Os consumidores podem ser alvo de uma série de dados demográficos, como idade, renda, localização geográfica, gênero e muito mais.

Os dados automáticos de especialidades também podem ser usados ​​para segmentar os consumidores no Facebook, como informações sobre:

  • Tipo de Veículo (carro, SUV, caminhão, van)
  • Marca
  • Modelo
  • Ano
  • Finanças (ou seja, valor mediano da casa e faixa de pontuação de crédito) e outros segmentos incluindo dados do histórico do veículo entre outros dados.

7. Vídeo online:

 

O marketing de vídeo on-line está se tornando uma enorme tendência este ano e no ano que vem.

Publicar vídeos pode impulsionar o engajamento e o interesse nas concessionárias, exibindo inventário e informações, onde a maioria dos consumidores pesquisa primeiro, fazendo de sua concessionária o lugar certo para compradores de carros interessados.

De acordo com um estudo do Google, 64% das pessoas que usaram o YouTube ao comprar um carro foram influenciadas por isso do que por televisão, jornais ou revistas.

Os vídeos de review de carros no YouTube foram vistos mais de 3 Milhões de horas nos primeiros 9 meses de 2017, dos quais mais de 1,2 milhões de celulares, mais de 2X do que no ano passado.

Ao criar vídeos, mantenha-os curtos. Os vídeos entre 30 segundos e 1 minuto são compartilhados 18% mais vezes do que os vídeos com mais de 1 minuto.

Os 3 principais tipos de conteúdos em que os compradores estão interessados ​​são testes, recursos e opções de passeios.

Em geral, o marketing digital e tradicional deve se complementar. Uma boa estratégia de marketing deve misturar diferentes canais e elementos baseados no público exclusivo de cada concessionária.

 

 

Conclusão:

 

Agora você já sabe como a Lead Force pode lhe ajudar a angariar mais clientes e fazer da sua concessionária uma empresa líder de vendas no segmento automotivo.

Possuímos diversos clientes e utilizamos todas as estratégias citadas acima para uma maior expansão da marca.

Escrevemos este artigo para lhe explicar o quão importante é a inserção da sua empresa no marketing digital.

Com o marketing digital, você acaba descobrindo como chegar naquele cliente que você nunca conseguiu através das mídias tradicionais.

Deixe que a Lead Force cuide disso para você!

Estamos disponíveis em todos os nossos canais de comunicação. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.

A Lead Force agradece a sua visita! Até a próxima!


Lead Force

A Lead Force é uma empresa de Marketing Digital especializada em Performance com foco em: Captação, Gestão e Conversão de Leads.

       

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