O Chatbot como sistema de gestão de clientes


O Chatbot é um software que simula a fala humana, capaz de conversar com usuários em seu site ou app. Entenda como esses robôs funcionam e como essa ferramenta pode ajudar sua empresa na gestão de clientes e interação com os consumidores.

O Chatbot

O chatbot é um robô (ou bot, do inglês robot) que fala com os consumidores através de um chat. Conceitualmente são isso mesmo: programas de computador respondendo mensagens de usuários. Mas na realidade, são infinitamente mais que isso! Para o usuário, é praticamente uma conversa de verdade acontecendo. A aplicação é tão aprimorada que o robô se parece o máximo possível com uma pessoa real falando.

Para as empresas, essa é uma forma de manter uma comunicação quase pessoal com seus consumidores. Os chatbots são o futuro do relacionamento com o cliente. Eles atendem diversos contatos de forma simultânea e diminuem o tempo de resposta. Assim, já obtêm as informações necessárias para que a equipe de atendimento faça um contato no momento certo.


Mas como funciona?

O chatbot funciona de acordo com o que o seu cliente busca de informação da sua empresa. Ele pode estar buscando informações sobre produtos, um orçamento, finalizar uma compra, deixar um feedback ou diversas outras possibilidades. O chatbot vai funcionar como o atendimento automático por telefone: o cliente tecla 1 para uma opção, 2 para outra e assim por diante. O robô tem respostas pré-programadas que direcionam o cliente por um fluxograma. A grande diferença é que é um sistema inteligente, com interações mais complexas.

No entanto, nem todas as solicitações podem ser atendidas imediatamente pelo sistema em um primeiro momento. Nesse caso, é necessário ter pessoas preparadas para atendê-la naquele momento. Caso a pessoa entre no chat e ão consiga realizar o que busca, você pode encaminhá-la para o atendimento pessoal. Para isso, há a integração com o clique-ligue, por exemplo, conectando a pessoa à equipe de atendimento através de uma ligação. Nas demais situações, o seu time só entrará em contato quando já tiver as informações necessárias. Isso se converte em economia de tempo e custos para o setor, com otimização de esforços.


Teste o nosso Chatbot Lead Force:

Conheça 10 vantagens do Chatbot

No fim das contas, o chatbot só traz vantagens. Aqui vão algumas formas de utilizá-lo:

1 - Otimização do processo de atendimento

Automatize todos os casos que se repetem com frequência como pedidos de informação, acompanhamento de pedidos, alterações cadastrais, agendamento de visitas e mais. Com a configuração certa o chatbot irá se tornar seu melhor vendedor, esclarecendo as principais dúvidas dos clientes, criando filtros inteligentes e enviando as informações necessárias.  Os clientes da Lead Force que começaram a utilizar o chatbot, tiveram um aumento na captação de leads de até 40%.

2 - Relacionamento

É uma forma simples de se comunicar com o seu lead ou cliente. Passe informações ou conteúdos relevantes e inicie o contato.

3 - Atendimento 24 horas

Não perca nenhum lead e permaneça online a qualquer hora. Você ão precisa de um atendente online pois o chat estará lá por você. Por se tratar de um software automático, o chatbot pode ser configurado para ficar online 24 horas por dia, nos 7 dias da semana, permitindo diversos atendimentos, e o mais importante, sem uma fila de espera.

4 - Enriquecimento de base

As perguntas feitas podem funcionar também como formulários e obter dados importantes para você enriquecer sua base. Se o seu chat ainda ão está integrado ao seu CRM ou outra plataforma que você use, algumas perguntas antes ou depois da conversa podem captar informações do lead para você.

5 - Demonstração de produtos

Como um verdadeiro vendedor, o atendente robô pode conversar com o consumidor para entender as características e preferências do produtos que ele busca. Dessa forma, ele afunila as opções de mercadorias ou serviços que se encaixam nesta procura e direciona o cliente ao que mais se assemelha, aumentando as possibilidades de conversão.

6 - Redução de Custos

Utilizando um chatbot é possível atender demandas básicas do dia a dia sem a necessidade de ter uma pessoa ali presente. Com isso diminui o fluxo de ligações nos call centers e a necessidade de contratar funcionários para o atendimento online ao cliente. Esses fatores impactam diretamente na redução de custos relacionados ao SAC da sua empresa.

7 - Receptividade

Quando um cliente resolve entrar em contato com a empresa, ele já está acostumado com um padrão de comunicação como o Messenger ou WhatsApp. E quando se utiliza um chatbot, que atende esses padrões, o cliente se sente muito mais à vontade.

8 - Engajamento

O chatbot é capaz de simular um atendimento humano com excelência. Mesmo quando o cliente percebe que é um robô que está respondendo ,se o atendimento for configurado corretamente, é possível cativar o cliente para gerar um engajamento muito maior e ainda diminuir a taxa de abandono do site.

9 - Personalização

A empresa que contrata o chatbot pode personalizar ele de acordo com o perfil de respostas do seu público-alvo. Agilizando assim o processo e até simulando uma resposta mais “humana”.

10 - Motivação

Um grande desafio que toda empresa enfrenta é manter seus funcionários motivados e dispostos a alcançares as metas de atendimento. Com o chatbot você ão vai precisar se preocupar com o tipo de resposta ou até mesmo a ausência do funcionário na hora que alguém fizer uma pergunta.

Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.