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Tudo que você precisa saber sobre Chat Robô

30 out 2018 Giulia Vargas

Também conhecido como chatbot, o chat robô é um software que simula a fala humana, capaz de conversar com usuários em seu site ou app. Entenda como esses robôs funcionam e como essa ferramenta pode ajudar sua empresa na interação com os consumidores.

O Chat Robô

Já dá pra entender como funciona apenas pela nome: o chatbot é um robô (ou bot, do inglês robot) que fala com os consumidores através de um chat. Conceitualmente são isso mesmo: programas de computador respondendo mensagens de usuários. Mas na realidade, são infinitamente mais que isso! Para o usuário, é praticamente uma conversa de verdade acontecendo. A aplicação é tão aprimorada que o robô se parece o máximo possível com uma pessoa real falando.

Para as empresas, essa é uma forma de manter uma comunicação quase pessoal com seus consumidores. Os chatbots são o futuro do relacionamento com o cliente. Eles atendem diversos contatos de forma simultânea e diminuem o tempo de resposta. Assim, já obtêm as informações necessárias para que a equipe de atendimento faça um contato no momento certo.

 


Leia mais: Sete Vantagens do Chat Robô

 

Mas como funciona?

O chat robô funciona de acordo com o que o seu cliente busca de informação da sua empresa. Ele pode estar buscando informações sobre produtos, um orçamento, finalizar uma compra, deixar um feedback ou diversas outras possibilidades. O chatbot vai funcionar como o atendimento automático por telefone: o cliente tecla 1 para uma opção, 2 para outra e assim por diante. O robô tem respostas pré-programadas que direcionam o cliente por um fluxograma. A grande diferença é que é um sistema inteligente, com interações mais complexas.

No entanto, nem todas as solicitações podem ser atendidas imediatamente pelo sistema em um primeiro momento. Nesse caso, é necessário ter pessoas preparadas para atendê-la naquele momento. Caso a pessoa entre no chat e não consiga realizar o que busca, você pode encaminhá-la para o atendimento pessoal. Para isso, há a integração com o clique-ligue, por exemplo, conectando a pessoa à equipe de atendimento através de uma ligação. Nas demais situações, o seu time só entrará em contato quando já tiver as informações necessárias. Isso se converte em economia de tempo e custos para o setor, com otimização de esforços.

 


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Vantagens do Chat Robô

No fim das contas, o chat robô só traz vantagens. Nós já listamos algumas ótimas no nosso post Sete Vantagens do Chat Robô, mas ele tem muitas utilidades. Então aqui vão mais algumas formas de utilizar o chatbot:

 

Otimização do processo de atendimento

Automatize todos os casos que se repetem com frequência como pedidos de informação, acompanhamento de pedidos, alterações cadastrais, agendamento de visitas e mais.

 

Relacionamento

É uma forma simples de se comunicar com o seu lead ou cliente. Passe informações ou conteúdos relevantes e inicie o contato.

 

Atendimento 24 horas

Não perca nenhum lead e permaneça online a qualquer hora. Você não precisa de um atendente online pois o chat estará lá por você.

 

Enriquecimento de base

As perguntas feitas podem funcionar também como formulários e obter dados importantes para você enriquecer sua base. Se o seu chat ainda não está integrado ao seu CRM ou outra plataforma que você use, algumas perguntas antes ou depois da conversa podem captar informações do lead para você.

 

Demonstração de produtos

Como um verdadeiro vendedor, o atendente robô pode conversar com o consumidor para entender as características e preferências do produtos que ele busca. Dessa forma, ele afunila as opções de mercadorias ou serviços que se encaixam nesta procura e direciona o cliente ao que mais se assemelha, aumentando as possibilidades de conversão.

 

Chat Robô - Lead Force

 


Giulia Vargas

Analista de Marketing Digital na Lead Force, formada em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas na FAMECOS-PUCRS.

       

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