Landing Pages: 5 Dicas para usar essa ferramenta de marketing digital

02 dez 2019 Lead Force

Uma das principais ferramentas de atração de público para conhecer sua marca, produtos ou serviços são as LANDING PAGES.  São páginas mais simples, com poucos elementos e com FOCO PRINCIPAL EM CONVERSÃO. 

Ela são a melhor forma para não perder de vista as visitas que sua empresa recebe em seu site. Com a landing page, sua marca consegue levar esse público ao próximo passo, que é o funil de vendas e o recebimento de conteúdo rico, ofertas, informações sobre sua empresa e, finalmente, à compra. 

As visitas que você recebe diariamente são ótimas para sua marca, porém, sem receber o contato dessas pessoas, elas não terão o impacto positivo esperado em seu negócio, pois podem nunca mais voltar ao seu site. O que a landing page faz é oferecer informações úteis em troca do contato e do consenso do público para continuar recebendo seus e-mails. 

Esses conteúdos são os chamados materiais ricos, que podem ser e-books, infográficos, vídeos ou qualquer tipo de material que leve algum valor ao lead, ou mesmo ofertas e ações que façam sentido dentro da sua estratégia de marketing, em troca dos contatos (nome, e-mail, telefone) desse lead e das informações que foram determinadas como importantes para sua estratégia.

Para que servem as landing pages?

O principal objetivo é gerar leads. 

Leads são contatos de seu público que se tornam oportunidades de negócio, já que foram deixados para sua empresa ativamente pelo usuário, demonstrando interesse no que sua marca tem a dizer e oferecer. Confira outros usos: 

  • A partir do cadastro, que também chamamos de conversão, em alguma de suas LPs, sua equipe pode começar a construir um relacionamento com esse potencial cliente; 
  • Além disso, as landing pages podem ajudar a entender quem exatamente são as pessoas que acessam os seus conteúdos e quais assuntos são os mais populares; 
  • Elas podem otimizar o tempo do seu time de vendas, que pode receber novos contatos interessados em determinado serviço, ajudando na abordagem comercial. 

Benefícios ao utilizar uma landing page

Existem inúmeros benefícios que uma LP pode trazer para sua estratégia de marketing, caso ela seja bem pensada e planejada em relação a um objetivo específico. Confira alguns: 

Segmentar os seus contatos

Como as LPs são feitas para um material, serviço ou produto específico, podem servir para segmentar a sua base de contatos. Se você oferece mais de um serviço, por exemplo, você pode utilizar as listas de usuários que converteram em determinadas LPs de serviços e enviar mais informações sobre aquele tema ou serviço através de e-mails marketing. 

Além disso, é possível saber exatamente quem são os usuários que interagem de verdade com a sua marca. 

Facilitar o Lead Scoring

O Lead Scoring é uma técnica para priorizar leads, dando uma atenção mais urgente para aqueles que estão mais quentes dentro da sua estratégia, ou seja, os que têm maior potencial para fechar uma compra. A técnica utiliza pontos para cada contato de acordo com o tipo de interações que eles tiverem com sua marca. 

Por exemplo, se um visitante converte em um material de troca de fundo de funil, ele provavelmente está mais pronto para realizar a compra do que os que converteram nos materiais de topo de funil. Com as LPs, você consegue saber o tipo de material que o usuário está baixando e lendo. Assim, pode enviar os leads mais preparados para o seu time de vendas, ajudando na priorização das abordagens comerciais. 

Diminuir o seu CAC

Como as LPs são uma opção mais barata para gerar oportunidades ao seu negócio, o seu Custo de Aquisição do Cliente (CAC), ou seja, quanto você precisará investir para adquirir um cliente, será menor. Com as landing pages os usuários é que demonstram o interesse por certo serviço ou conteúdo, abrindo a porta para que você construa um relacionamento com eles, tornando-os clientes. E não termina aqui. Depois que seu negócio já captou esses leads e até mesmo após os mesmos tornarem-se clientes, eles podem receber outros tipos de LPs e você descobrirá que outras oportunidades de venda eles podem gerar. 

Para conseguir esse tipo de informação por outros meios, seria preciso horas de ligações, entrevistas, ou seja, sua equipe teria de ir atrás desses clientes ou usuários. Tudo com custo mais alto. 

Agora que já falamos sobre o que são landing pages e quais os benefícios que elas trazem, chegou a hora de ensinar como construir páginas que realmente atraiam e convertam leads. Preparamos essas 5 dicas para que você crie LPs que mudarão seus resultados.

5 Dicas para uma LP que realmente converte


1- Certifique-se que incluiu todos os principais elementos de uma LP:

A oferta: ela é necessária para atrair a atenção do usuário, que não vai simplesmente sair preenchendo formulários. Ele precisa de um motivo para tal e a oferta é esse motivo. Mas ela não pode ser qualquer oferta, é preciso que ela gere valor para quem a baixar ao ponto que deixar contatos em seu formulário não é um problema. 

O título: ele precisa estar muito claro sobre o conteúdo do material oferecido na LP. É bem frustrante preencher um formulário esperando um tipo de conteúdo, mas recebendo outro. Portanto, seja claro qual o tipo de material e torne o título chamativo, porém simples e compreensível. 

O CTA: as chamadas calls to action são bem importantes, pois são o local onde a pessoa vai clicar para converter em sua LP. São essas chamadas que convidam o usuário a realizar a ação, com frases como baixe agora, acesse o material, leia o e-book, entre outras. O CTA precisa ajudar o lead a entender exatamente qual ação ele está tomando, por isso precisa ser muito claro. 

A descrição: nem todas as empresas colocam um esforço nessa parte, mas ela pode ser muito importante. Porém, não basta escrever qualquer coisa só para preencher espaço. A descrição precisa passar uma mensagem sobre o objetivo da oferta e que valor ela pode trazer ao lead, de forma a ajudá-lo a converter. 

Os conteúdos visuais: esse tipo de conteúdo também ajuda o visitante a compreender o que ele está recebendo ao preencher o formulário por ser mais visuais e de fácil compreensão. Um vídeo explicativo curto pode convencer o lead a converter mais rapidamente. 

O formulário: essa é a parte mais importante, pois é aqui que sua empresa consegue os dados necessários para seguir com a oportunidade de venda depois. Os campos de preenchimento precisam estar muito claros e quanto mais fáceis de preencher, melhor. Boas opções são aquele campos suspensos, onde o usuário só precisa escolher uma opção.  

2 – A LP precisa ser livre de distrações

Como landing pages são páginas com um objetivo de conversão bem definido, o seu tema também é específico. A LP precisa estar livre de outras distrações para que o usuário converta no formulário. 

Veja alguns cuidados que você deve tomar para que o lead não se distraia e saia da página sem fazer a conversão: 

Dessa maneira, você dificulta a saída do usuário da página, sem prejudicar a experiência e aumentando as chances de conversão. 

Ainda dentro do tópico, o direcionamento à ação que o lead precisa tomar para converter na página precisa ser CLARO. Uma LP muito longa e cheia de textos e botões vai deixar o usuário cansado e em dúvida do que ele receberá após o cadastro.

3 – Planeje a oferta de acordo com a sua estratégia de marketing

Criar landing pages apenas por criar, sem um objetivo definido, não só não ajuda na sua estratégia de marketing, como pode prejudicá-la. Em primeiro lugar, cada LP que sua equipe criará precisa levar em consideração a sua persona, ou seja, o público-alvo. 

Todos os elementos utilizados como título, CTA e imagens ilustrativas, devem ser feitos levando em consideração as dores e necessidades da persona. Até mesmo no momento inicial de planejamento da LP, na definição da oferta.

Esse conteúdo precisa ser atraente o suficiente, como já falamos nesse texto, onde o valor entregue em troca dos dados seja realmente útil. 

4 – Planeje uma boa estratégia de divulgação da LP

O passo seguinte à criação de uma boa landing page é a sua divulgação. Apenas colocar a LP em seu site não é suficiente para conseguir atingir o objetivo da ferramenta: atrair leads. 

Aqui entra a divulgação. E existem diversas maneiras de aumentar as chances de alcance de uma LP. Uma coisa é certa, quanto mais usuários visitarem sua página, mais leads engajados você terá. Listamos aqui alguns dos canais onde suas LPs podem ser divulgadas:

Uma ótima oportunidade de tornar os e-mails de sua base em leads, passando de meros contatos para oportunidades de negócio.

Nenhum canal tem um potencial de alcance tão grande. Incentive o público a compartilhar os seus materiais com os amigos.

Impulsionar o seu conteúdo com uma segmentação de público correta também aumenta as chances de atrair leads engajados.

Geralmente, é nos conteúdos de topo de funil que estão nos blogs que a maior parte dos seus visitantes irá acessar seu site. Então, aproveite essas páginas para inserir CTAs levando às LPs.

No seu website, crie uma seção no menu para os materiais, onde você pode divulgar todas as suas LPs.

5 – Crie LPs responsivas

Pode parecer besteira, mas ainda é válido lembrar as empresas sobre a importância da responsividade das páginas. Hoje, a maior parte do acesso a páginas de internet é pelo celular, onde as pessoas mais consomem conteúdo atualmente. 

Portanto, pense na otimização de suas landing pages para os dispositivos móveis. Muitas das estratégias de divulgação da LPs têm foco no mobile, portanto, não corra o risco de sua divulgação atingir um público maior, mas quando esses visitantes tentarem acessar sua página, serem barrados pela experiência ruim da visualização no celular. 

Essas foram nossas dicas. Mas fique ligado em nosso blog para mais posts sobre as melhores estratégias de marketing digital. 


Lead Force

A Lead Force é uma empresa de Marketing Digital especializada em Performance com foco em: Captação, Gestão e Conversão de Leads.

       

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