Inbound Marketing aplicado às Redes Sociais


O Inbound Marketing busca atrair consumidores através do relacionamento e da divulgação de conteúdos de relevância. Falando em redes sociais, ão há momento e local melhor para esse investimento.

Inbound Marketing

Também chamado de Marketing de Conteúdo, é uma das principais estratégias de marketing para negócios online. Ele traça um caminho orgânico para que as pessoas se interessem pelo seu negócio e elas mesmas procurem a sua empresa. Para isso, são utilizados conteúdos relevantes: posts no blog, ebooks, podcasts, redes sociais e mais. Utilizar o Inbound Marketing ão exclui o uso de métodos de marketing tradicional, como compra de anúncios, materiais promocionais e outros tipos de publicidade. A grande diferença é que no Inbound os contatos são atraídos por conteúdos, e ão têm a sua empresa e produtos “levados” até eles através de propagandas. A sua finalidade principal é ter um contato inicial com as pessoas que estão no início do funil e seguir nutrindo-as com conteúdo durante todas as fases do processo, até que estejam prontas para a compra.
Leia mais: 7 razões do porquê você precisa usar Inbound Marketing

 

Redes Sociais

Além do uso pessoal, as redes sociais são também grandes fontes de notícias, principalmente Facebook e Instagram. Ambas plataformas são utilizadas para divulgação de informações relevantes por parte de empresas e celebridades. Cabe então a cada usuário escolher quais tipos de páginas e personalidades seguirão, de acordo com suas preferências. A Pesquisa Brasileira de Mídia de 2016, realizada pela Secretaria Especial de Comunicação Social do Governo Federal, verificou que 49% dos entrevistados citam a internet como primeiro ou segundo meio de comunicação mais utilizado para se informar sobre o que acontece no país atualmente, o que coloca as redes sociais como grandes veiculadoras de notícias. Atualmente, 94,4% das empresas brasileiras estão presentes nas redes sociais de acordo com o estudo Social Media Trends (2018), da Rock Content. O Facebook é a rede preferida de 98,8% delas. Já o Instagram, segunda posição, é utilizado em 80,2% dos casos.
Leia mais: 10 Estratégias de Social Media para Concessionárias de Automóveis

 

Inbound nas Redes Sociais

Estabelecer uma marca como referência no mercado pode se apoiar em diversas estratégias. Uma delas - de grande efetividade - é a aplicação do inbound marketing nas redes sociais. A base do inbound é a atração de contatos através de conteúdos relevantes, então planejar ações específicas para divulgação nas mídias sociais pode gerar ótimos resultados. As redes sociais devem fazer parte de todas as etapas do funil, mas principalmente da atração e conversão. É especialmente nestas etapas que elas devem ser exploradas ao máximo. As redes sociais expõem o seu conteúdo, divulgam as páginas de conversão (como landing pages) e o seu próprio site. Segundo a pesquisa Content Trends 2018, 85,4% das pessoas utilizam as redes sociais como canal para encontrar conteúdos e informações. Elas vêm muito próximas da busca orgânica do Google (86,7%) como canal de busca. De acordo com o Social Media Trends (2018), da Rock Content, 56% das empresas que adotam o Marketing de Conteúdo geram 2,6 vezes mais visitas. Mas tudo isso, é claro, precisa passar pela divulgação dos materiais. É exatamente por isso que você pode - e deve - contar com as redes sociais no momento da atração. Nesse momento você torna desconhecidos em visitantes e futuramente em clientes. O úmero de usuários cadastrados nas redes sociais é imenso. A todo momento há pessoas online no Instagram, Facebook, LinkedIn e várias outras redes. Tudo o que você precisa é levar o seu conteúdo até essas pessoas e deixar que elas mesma vão até você.    

Veja como ós na Lead Force usamos nossas Redes Sociais:

      
Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.