Google Adwords promove novas alterações no Quality Score


A partir do dia 12/09/2016, você começará a ver mudanças no Quality Score (índice de qualidade) das palavras-chave em campanhas do Google AdWords. Você irá notar que ao invés de aparecer uma posição como tem acontecido, irá aparecer um resultado nulo (representado por “–“ na tabela) quando ão houver impressões suficientes ou cliques para determinar com precisão qual o quality score da keyword (palavra-chave). Ou seja, o resultado “-“ será exibido sempre para novas keywords, bem como aquelas que tenham poucos dados de cliques e impressões. E, por padrão, o Quality Score com resultado “–“ ão será incluído ao filtrar por essa variável em seus relatórios ou regras automatizadas. Mas nos foi dado uma opção de incluir esse resultado: para isso você precisa adicionar o novo “Include quality scores of ‘–‘” (incluir índice de qualidade de “–“).

Mas o que é o Quality Score?

O Quality Score, ou Índice de Qualidade”, serve para o anunciante ter uma ideia aproximada da qualidade de seus anúncios. Está coluna do Google Adwords possui uma pontuação que vai de 1 a 10 para cada keyword utilizada em suas campanhas. E essa pontuação leva em consideração três fatores: – Taxa de clique esperada – Relevância do Anúncio – Relevância da página de destino Ter um alto índice de Quality Score significa que o Google Adwords analisou a página de destino (url do site), a keyword usada e o texto do anuncio e viu que é relevante e útil para as pessoas que são impactadas pelo seu anúncio.

Quality Score é baseado em dados de desempenho ao longo do tempo

O Quality Score também é uma estimativa do quão bem uma keyword tem se saído no leilão de anúncios anteriores. Com base nesses dados, cada uma de suas keywords recebe uma nota que segue uma escala sendo 1 o mais baixo e 10 o mais alto.

O Quality Score afeta o anúncio no momento do leilão?

Não, o Quality Score ão é usado no momento do leilão para determinar o Ad Rank (classificação do anuncio). O AD Rank é calculado quando alguém faz uma pesquisa que aciona seu anúncio para competir em um leilão. E essa Classificação leva em conta alguns dados em tempo real, como o contexto da consulta e de usuário (por exemplo, tipo de dispositivo, preferência de idioma, localização, hora do dia), o valor de CTR, relevância do anuncio e a página de destino. O Quality Score por outro lado é uma estimativa mais geral com base no desempenho da sua campanha no decorrer do tempo.

E como seria um anúncio de alta qualidade?

Digamos que você possui um site que se especializa em meias, e o João Silveira, um cliente, está à procura de meias listradas. Veja como seu anúncio pode obter esse status de “alto”. O João clica no anuncio e é direcionado para a categoria de “meias listradas para homens” do seu site.  A página ão demora para ser carregada e contém uma navegação amigável e intuitiva, fazendo com que ele compre diversos pares de meias. Pois bem, é isso o que o Google Adwords considera como uma grande experiência para o usuário. E com isso este anúncio irá receber mais cliques, ser exibido em posições cada vez mais altas e trazer mais receita para o anunciante. Veja também Investimento Mensal: quanto investir em marketing digital por concessionária e marca CPA: venha ver tudo sobre esse importante indicador
Lead Force - Empresa de Inteligência de Mercado em Marketing Digital

Somos uma empresa de inteligência de Mercado que utiliza soluções próprias, feitas exclusivamente para o mercado automotivo, para entregar os melhores resultados para os nossos parceiros.