Como uma landing page pode aumentar seu número de conversões


Uma landing page é parte central da maioria das estratégias de marketing digital. Com ela, é possível aumentar em muito seu úmero de conversões. Mas você sabe bem o que é uma landing page? Entende como ela executa seu trabalho?

O que é uma landing page?

Uma landing page é uma página criada com o objetivo de converter o usuário. Ela é criada com menos elementos que uma página convencional, para facilitar seu propósito. Possui uma CTA (call to action, ou chamado à ação) que é seu objetivo principal.

Pode ser oferecer um ebook para o público, uma página com promoção de algum veículo à venda, ou informações sobre um novo modelo chegando. Exemplos são vários

O que importa é que o usuário faça uma ação. É essa ação que define a landing page. Geralmente se trata de preencher um formulário, deixando seus dados para contato futuro. Ele dá os seus dados cadastrais, e está convertido. Agora é um lead.

A importância landing page no marketing digital

Por isso foi desenvolvido esse conceito de landing page. Um site possui, geralmente, muitas páginas e informações e o usuário pode se distrair enquanto absorve todo esse conteúdo. A landing page possui essa construção mais simples e direta para impedir que isso ocorra. É o mínimo de informação necessária, para garantir o foco na CTA.

Landing pages no mercado automotivo

Uma landing page pode ser parte central da estratégia de marketing digital de uma concessionária. Tudo depende de qual é o objetivo de conversão: está chegando um modelo novo e você está deixando um formulário para o cliente saber mais informações? Informações sobre uma promoção? Um ebook com dados relevantes para quem quer comprar um veículo?

Benefícios que a landing page oferece

Usar uma landing page em sua estratégia de negócios oferece diversos benefícios, conheça alguns deles a seguir:

Diminuir o CAL

Quando você trabalha com landing pages, você consegue converter clientes com um custo muito menor do que teria caso optasse por meios mais diretos. Imagina o gasto necessário para converter presencialmente, ou por telefone, um úmero x de usuários? Esse mesmo úmero de pessoas é atingido de maneira muito mais fácil com uma landing page.

Uma estratégia bem pensada e executada reduz em muito o CAL (Custo de Aquisição por Lead), enquanto é capaz de trazer um importante úmero de leads. 

Ajuda em segmentar os clientes

Como você consegue definir quais leads foram convertidos e por onde, fica fácil segmentar seus clientes e definir qual é a estratégia a usar com eles. Saber a origem da conversão facilita na hora do planejamento.

Estabelecer a persona deste cliente e seus interesses vai facilitar a vida na hora de tentar fechar o negócio.

Esse trabalho é ainda mais fácil se você usa um CRM. A ferramenta separa quais são os usuários que foram convertidos pela LP e já os separa em uma segmentação diferente.

Como garantir que sua landing page converta os usuários

Título

A primeira coisa que as pessoas lêem quando entram em uma página nova é o título. Caso elas o considerem irrelevante, elas vão fechar sem ler o resto. O título é, portanto, a parte mais importante de toda a landing page. 

Então você precisa ganhar sua audiência com um título que explique e também chame sua atenção. Para aumentar suas chances de conversão, é preciso que o título seja claro e provoque nas pessoas o desejo de executarem a CTA. 

Se é sobre a venda de um veículo, o nome do veículo já precisa estar no título. Se é sobre revisão, é preciso que “revisão” esteja no título. O usuário tem que olhar para a página e entender o que ela quer sem precisar pensar muito.

Imagem

Outro ponto fundamental, na hora de criar uma landing page, é o uso de imagens. Junto com o título é a primeira coisa que as pessoas percebem. É preciso que faça sentido com o conteúdo da landing page: se é a venda de um automóvel, tem que ser uma foto do mesmo, se é de algum serviço, a foto de sua oficina.

Imagens de banco de imagens, ou “sem vida”, ão são recomendáveis. É importante que elas tenham movimento e atraiam o usuário.

Conteúdo

Apesar de ão ser a primeira coisa que as pessoas cuidam, é no conteúdo que devem estar as informações necessárias para a conversão. A pessoa percorreu uma jornada, leu o título, viu a imagem, e ainda está na landing page. Ela ainda precisa ler o texto, antes de ser convertida. Você ão quer perdê-la justo agora, ão é?

Não use muito texto, dê preferência a bullet points, use negrito para ressaltar os pontos que julga de maior destaque. O importante é que a pessoa consiga, sem muito trabalho, absorver as informações que você está enviando.

Formulário

A hora que a pessoa for preencher o formulário é fundamental para a conversão. Quanto mais informações forem solicitadas, maior é a chance dela desistir e abandonar o site. É preciso um equilíbrio, saber exatamente o que você precisa dela. Não esqueça que você pode expandir o cadastro dela depois.

Quando você lida com esse tipo de material, é importante criar um senso de urgência no usuário. Ele precisa preencher o formulário agora, se ão vai perder algo importante. Isso combina com a questão do formulário ão ser muito extenso, porque mesmo que ele queira o benefício, é possível que se canse. Quanto mais rápido ele puder preencher, melhor.

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