16 mar 2021 Lead Force
Você sabe qual é o seu custo de aquisição de cliente? E o custo de aquisição por lead? Sabe como a quantidade de captações do seu site influenciam nele? Aqui neste conteúdo nós vamos explicar o que é o CAC e porque você precisa deixá-lo o mais baixo possível.
O custo de aquisição por cliente (CAC) é a soma de valores envolvidos para a aquisição de um novo cliente. Resumindo: é o quanto você gasta para transformar um lead em cliente.
Para chegar neste valor, você precisa levar em conta o trabalho realizado durante toda a jornada de compra. Sim, desde a atração do lead, passando por todo o funil de vendas até chegar na hora de fechar. Tudo isso entra na conta.
Veja mais: Os leads chegaram, e agora? Entenda como aumentar sua chance de conversão
O cálculo para descobrir qual é o seu CAC é bem simples, basta seguir a fórmula:
Custo de Aquisição por Cliente = total dos investimentos ÷ número de clientes adquiridos
Ou seja, se você investiu 500 reais para atrair clientes e conquistou 10 clientes, seu CAC é 50. Agora é preciso entender o que vai nessa equação.
Quando nós trabalhamos no com o cálculo do custo de aquisição por cliente, é preciso considerar todos os investimentos que foram gastos. Isso envolve salários dos times envolvidos na venda. Sim, administrativo, atendimento e desenvolvedores não contam. O que deve ser contabilizado é:
Seguindo a mesma lógica dos investimentos, devem ser considerados no cálculo do custo de aquisição por cliente apenas aqueles que foram conquistados com investimentos diretos do marketing digital.
Clientes vindos de outras fontes que não a digital não devem ser considerados nesse cálculo.
Para um melhor controle, sempre tente enquadrar seu custo por aquisição de cliente em um período específico de tempo. Seja mensal, bimestral, trimestral ou outros. O recomendado é manter a análise mensal.
Agora que você já tem um número em mãos, você deve estar se perguntando: mas isso é bom? Estou investindo bem? Estou investindo demais?
A maneira prática é, se seu site funciona com vendas, o ticket médio dele deve ser superior ao seu CAC. Ou seja, o valor gasto pelos clientes, em média, precisa ser maior que o custo de aquisição por cliente.
Se o seu CAC é 50 e seu ticket médio é 40, você perdeu dez reais. Investiu mais do que recebeu de retorno. Se você quer que sua empresa dê retorno, é preciso administrar com atenção essas duas variáveis.
O custo de aquisição por lead (CAL) é um cálculo bem semelhante ao realizado no CAC. Ele é a divisão entre o valor gasto na campanha pelo número de pessoas que demonstraram interesse no produto. Mesmo que ainda não tenha fechado a venda, ele já é considerado seu lead.
A fórmula para calcular o custo de aquisição por lead é:
Custo de Aquisição por Lead = Investimento do Marketing ÷ Número de Leads
Então, se seu marketing investiu mil reais, e você teve como resultado 100 leads, o custo de aquisição de lead é 10 reais, porque: 1000 ÷ 100 = 10.
O objetivo precisa sempre ser reduzir o custo de aquisição por lead, porque quanto mais barato ele foi, melhor foi a campanha. Significa que o marketing conseguiu impactar as pessoas corretas.
Manter o CAL baixo, porém, não é uma tarefa fácil. Veja aqui algumas dicas para conseguir:
Saber quem é seu cliente ideal, sua persona, é um passo fundamental no marketing digital. É ainda mais importante quando se trata de campanhas que visam leads.
Quando se cria uma estratégia, é preciso delimitar o público-alvo. Quanto melhor delimitado, mais fácil será atingi-los com uma campanha de qualidade. Saber qual é o público interessado e apresentar o que eles querem.
Apostar em acessos orgânicos, seja através de redes sociais, SEO, blog e outros, reduz o valor da aquisição. Investir nesses pontos reduz o custo por cliente em mais de 60%, afinal, esses leads estão vindo “de graça”.
A redução aumenta conforme o tempo passa. Enquanto a campanha só gera investimentos enquanto está no ar, um texto de blog, por exemplo, vai seguir trazendo visitas enquanto estiver bem posicionado.
Enquanto um conteúdo está recebendo engajamento, ele é considerado como relevante pelo Google. Então se você tem uma postagem de blog que está recebendo comentários, os mecanismos de busca vão considerá-la relevante.
Portanto trabalhe para que seu conteúdo tenha engajamento. Sua concessionária possui uma boa presença nas mídias sociais? Um bom site personalizado? Um canal do Youtube? Estimule o público a comentar, perguntar e interagir com esse material.
Outra pergunta muito relevante quando trabalhamos com o custo de aquisição por lead: eu estou trazendo os leads para o site, mas esses leads estão fechando? Para saber isso, é preciso que você saiba qual sua porcentagem de lead por venda.
Esse é outro cálculo simples, basta fazer Número de Vendas ÷ Número de Leads. Com essa informação, você vai saber quantos leads são necessários para, em média, você fechar uma venda.
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