Análise de dados: a importância para sua concessionária

30 mar 2021 Lead Force

Precisamos nos apoiar em dados quando trabalhamos com marketing digital. Durante o planejamento, quando criamos campanhas e estratégias, são os dados que direcionam nossos esforços. Sua concessionária não vai ter sucesso se você não analisar os dados básicos dela, não importa o quanto você invista.

O trabalho com o marketing digital é, obrigatoriamente, um trabalho de análise de dados. Ninguém cria nada se não tiver base em relatórios que apoiem suas teses. Você quer executar uma campanha de anúncios no Facebook? Seu público usa essa rede social? Eles vão clicar? Qual é a taxa de conversão de seu site? Tudo isso você precisa saber.

A importância da análise de dados para sua concessionária

Entenda porque sua concessionária precisa analisar seus dados

Uma das maiores vantagens do marketing digital é que todas as ações são mensuráveis. É possível medir tudo que você executa. Se você decidiu usar uma estratégia de usar anúncios do Google para divulgar uma landing page que anuncia um modelo de veículo novo, você vai conseguir saber exatamente quantas pessoas visualizaram o anúncio, quantas clicaram nele e foram até a landing page, quantas preencheram o formulário e quantas efetivamente compraram o carro. 

Tudo é mensurável, você consegue ver cada etapa e saber o que deu certo e o que deu errado em sua estratégia. E se você tem todo esse material ao seu favor, é até absurdo pensar em não usá-lo a seu favor.

Coletar, comparar, medir e avaliar os dados de sua concessionária precisa ser a primeira etapa na hora de criar outra estratégia. É a partir dessas informações que você vai conseguir saber o que funciona, o que não funciona e prever futuros resultados. E delas também vão surgir novas ideias.

É claro que fazer testes é importante. Sua concessionária não pode ficar repetindo as mesmas ações sempre, mas com base nos dados você vai ter uma noção muito maior do que seu público quer ou não. Caso você tente fazer algo parecido com o que já não deu certo antes (por exemplo, um ebook sobre a importância de manutenção periódica), você vai agir de maneira muito mais preparada para um eventual novo fracasso.

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Os benefícios da análise de dados

Conheça os benefícios da análise de dados para sua concessionária

Fazer análise de dados de sua concessionária vai trazer inúmeros benefícios. Conheça os principais abaixo:

Conheça melhor seu público

Os dados vão ajudar você a entender melhor seu público

Quando você lida com dados, você tem informações embasadas de qual é o seu público, o que eles gostam e o que se interessam. Como você consegue ver as métricas, você sabe pelo que seu público se interessa. Se você tem um blog, por exemplo, e tem mais visitas em “quais os principais aparelhos de som no mercado automotivo” do que “conheça os motores à álcool mais econômicos”, fica claro qual é o interesse de quem acompanha seu blog.

Segurança na hora de desenvolver as estratégias

Os dados vão oferecer informações que vão ajudar em suas estratégias de marketing digital

Como você conhece bem seu público e seu comportamento, os dados também vão ajudar na hora de criar uma nova estratégia de marketing. Se você sabe muito bem — porque os dados atestam isso — que seu público clica mais em e-mail marketing com promoções do que em anúncios em redes sociais,  por que você vai gastar mais em anúncios do que em e-mail?

Entender o que os dados querem dizer é parte fundamental na hora de criar uma nova ação.

Preveja as tendências do mercado

Análise de dados vão ajudar a prever o mercado

Uma análise competente dos dados vai ajudar a prever o comportamento do mercado. O público está procurando mais veículos hatchback, ou mais veículos sedan? Eles estão focados em motores a gasolina ou flex? Novos ou usados?

Se você estiver atento, vai perceber essas mudanças no mercado. O seu público pode ser usado como um termômetro, e vai ajudar sua concessionária a se preparar melhor para essas mudanças.

Melhora nos resultados

Uma análise competente vão possibilitar uma melhora nos resultados

Se você fizer um acompanhamento de seus resultados, uma análise das métricas e levar isso em consideração na hora de criar novas estratégias, o resultado natural é uma melhora no desempenho. Você vai entender melhor seu público, vai desenvolver ações que estejam mais alinhados ao seu perfil e vai se preparar melhor para variações do mercado. O resultado é que sua concessionária vai vender mais. 

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